A NASA anunciou os primeiros astronautas que irão até a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) em espaçonaves comerciais.

Esta será a primeira tripulação a ir ao espaço a partir do solo americano em 7 anos. A última vez que isso aconteceu foi na aposentadoria do Space Shuttle, em 2011, de acordo com o comunicado da agência espacial. Antes, os astronautas americanos partiam à bordo de uma nave russa para chegar à ISS.

• Hubble publica foto incrível de Marte para comemorar oposição do planeta
• Startup japonesa planeja criar estrelas cadentes artificiais até 2020

Mas dessa vez, a tripulação fará testes no novo Boeing CST-100 Starliner e no SpaceX Crew Dragon – marcando a entrada da iniciativa privada no setor.

Os astronautas Eric Boe e Nicole Aunapu Mann da NASA, junto com o astronauta Christopher Ferguson da Boeing, irão viajar à bordo do Boeing Starliner no voo de testes. Para a missão oficial, foram escalados Josh Cassada e Sunita Williams.

Na SpaceX Crew Dragon, Robert Behnken e Douglas Hurley da NASA farão os testes. Em seguida, Victor Glover e Michael Hopkins vão para a missão.

A maioria deles são veteranos do programa Space Shuttle, mas Aunapu Mann e Cassada terão a primeira experiência no espaço.

A NASA vem trabalhando há bastante tempo nesse programa que envolve espaçonaves comerciais. A agência tem ajudado a acelerar as empreitadas das empresas privadas em voos espaciais, ao mesmo tempo que foca em seus próprios projetos, como o Space Launch System que deve ser lançado em 2020.

No entanto, a NPR aponta que alguns críticos pensam que o SLS é muito caro, principalmente se for comparado com desenvolvimentos da indústria privada, como o Falcon Heavy da SpaceX.

Os lançamentos dos testes tripulados irão acontecer na metade de 2019 e os voos oficiais para a ISS devem ser realizados logo em seguida.

De acordo com a Space.com, a NASA não fez mais reservas em assentos da nave espacial russa Soyuz para depois de 2019. Cada uma delas custava US$ 80 milhões.

Essa notícia marca um grande passo na nova era dos voos espaciais: a indústria privada está começando a tomar a dianteira nas viagens de humanos ao espaço.

[NASA]

A tripulação do voo espacial comercial. Da esquerda para a direita: Sunita Williams, Josh Cassada, Eric Boe, Nicole Mann, Christopher Ferguson, Douglas Hurley, Robert Behnken, Michael Hopkins e Victor Glover. Crédito: NASA