NASA crava o dia mais quente da história da Terra — foi na semana passada
Após o dia 21 de julho bater o recorde de temperatura média da Terra na semana passada, uma análise de dados globais de temperatura diária da NASA mudou isso tudo no dia seguinte. A agência revelou que o dia 22 de julho de 2024 alcançou o posto de mais quente já registrado.
Além disso, o dia 23 de julho deste ano também excedeu o recorde diário anterior em relação a julho de 2023.
Como a NASA mede os dias mais quentes
A análise usa dados dos sistemas Modern-Era Retrospective Analysis for Research and Applications, Version 2 (MERRA-2) e Goddard Earth Observing System Forward Processing (GEOS-FP). Eles combinam observações globais de instrumentos em terra, mar, ar e satélites usando modelos atmosféricos.
Apesar de terem pequenas diferenças, os resultados concordam amplamente com uma análise independente do Programa de Observação da Terra Copernicus da União Europeia em relação à mudança de temperatura ao longo do tempo.
Com dias mais quentes, Terra segue batendo recordes de temperatura
Os recentes recordes de temperatura parte estão relacionados ao aquecimento global impulsionado por atividades humanas, sobretudo a emissão de gases de efeito estufa. Este ano também foi o mais quente registrado, de acordo com o administrador da NASA, Bill Nelson.
No dia 21, por exemplo, a temperatura média da superfície da Terra chegou a 17,09 °C, superando o recorde de julho do ano passado, quando chegou a 17,08 °C. Geralmente, a superfície da Terra mantém uma temperatura média de 15 °C, segundo a NASA.
“Por meio de mais de duas dúzias de satélites de observação da Terra e mais de 60 anos de dados, a NASA está fornecendo análises críticas de como nosso planeta está mudando e como as comunidades locais podem se preparar, se adaptar e permanecer seguras”, disse a organização.
Os últimos registros diários de temperatura seguem 13 meses de registros mensais consecutivos de temperatura, de acordo com o Instituto Goddard de Estudos Espaciais da NASA.
Com informações do Science Daily.
Leia também no Giz Brasil: Temperatura dos oceanos quebraram recorde todos os dias em um ano.