_Ciência

NASA descobre misterioso campo elétrico ao redor da Terra

A teoria sobre o campo elétrico que fica ao redor da Terra existe há mais de 60 anos, mas somente agora foi confirmada

NASA confirma teoria sobre campo elétrico ao redor da Terra.

Através de dados da missão Endurance, da NASA, uma equipe de cientistas conseguiu confirmar a existência de um misterioso campo elétrico ao redor da Terra. Esse campo elétrico, conhecido como campo ambipolar, desempenha um papel importante na forma como a atmosfera da Terra “vaza” no espaço — o chamado “vento polar”.

O vento polar é uma saída permanente de partículas através das regiões polares da Terra, causada principalmente pela interação entre o vento solar e a atmosfera do nosso planeta. Porém, o estudo dessas partículas mostrou que muitas delas estavam escapando para o espaço em velocidades supersônicas e sem sinais de interação com o Sol.

A teoria sobre um possível campo elétrico que fica ao redor da Terra – para explicar os ventos polares – existe há mais de 60 anos. No entanto, a confirmação da teoria em 2024 só foi possível graças ao lançamento de um foguete suborbital no Ártico, há dois anos.

Campo elétrico ambipolar ao redor da Terra

Segundo um estudo, publicado nesta quarta-feira (28), por cientistas de diversos laboratórios da NASA, o campo elétrico ao redor da Terra fica a 250 km acima da atmosfera. Nessa altitude os átomos se dividem em elétrons com cargas negativas e íons com cargas positivas.

Os elétrons são partículas extremamente leves. Assim, a difusão mais fraca de energia pode lançá-los facilmente ao espaço. Por outro lado, íons são quase 1.800 vezes mais pesados e tendem a descer.

Se fosse apenas pelo papel da gravidade, as duas partículas iriam se afastar ao longo do tempo. No entanto, devido às cargas elétricas opostas, a formação do campo elétrico previne a separação das cargas.

De acordo com a NASA, o efeito do campo ambipolar, portanto, é estender a altura da atmosfera, empurrando os íons em alturas suficientes para que os elétrons escapem junto do vento polar.

Os dados da missão Endurance, embora revelem um campo elétrico bastante fraco em termos físicos, mostram que ele é forte o suficiente para superar a gravidade e lançar partículas em velocidades supersônicas para o espaço.

De acordo com os cientistas da NASA que descobriram o campo elétrico ao redor da Terra, é possível que todo planeta com atmosfera tenha um campo ambipolar.

E, agora que confirmaram a existência, a NASA pode explorar como o campo elétrico contribuiu para a formação da atmosfera da Terra, bem como investigar fenômenos similares em outros corpos celestes.

Saiba mais sobre a missão Endurance a descoberta da NASA:

 

Sair da versão mobile