Ciência

NASA lança satélite para estudar os “sinais vitais” da Terra

Missão vai medir partículas de poeira, fumaça e poluentes na atmosfera. NASA pretende estudar como elas alteram o clima e qualidade do ar
Imagem: NASA/Reprodução

A NASA lançou um satélite que tem o objetivo de monitorar a saúde do planeta Terra. A missão PACE (sigla para Plâncton, Aerossol, Nuvem, Ecossistema Oceânico) vai observar como os plânctons, os aerossóis, as nuvens e os oceanos se relacionam e influenciam o clima e a qualidade do ar.

O satélite é equipado com três instrumentos que vão captar imagens em alta resolução e em até 256 cores diferentes do oceano. Assim, segundo a NASA, isso vai permitir identificar as espécies de plâncton, que são microalgas que produzem mais da metade do oxigênio do planeta e que absorvem o dióxido de carbono da atmosfera.

O pesquisadores apontam que o plâncton é um indicador da saúde dos oceanos — que cobrem 70% da superfície terrestre e que são os principais reguladores do clima. Além disso, o plâncton é a base da cadeia alimentar marinha e a origem da vida na Terra.

Importância do satélite 

A missão PACE também vai medir os aerossóis, que são partículas suspensas no ar, como poeira, fumaça e poluentes. Dessa forma, os aerossóis afetam a qualidade do ar, a saúde humana e o efeito estufa. Eles também interagem com as nuvens, que refletem e dispersam a luz solar e que são fundamentais para o ciclo da água.

Os cientistas da agência espacial comemoraram o lançamento bem-sucedido. “O PACE irá nos ajudar a aprender, como nunca antes, como as partículas na nossa atmosfera e nos nossos oceanos podem identificar os principais fatores que afetam o aquecimento global”, disse em um comunicado o administrador da NASA, Bill Nelson.

O satélite vai orbitar a Terra a uma altitude de 676 quilômetros e vai cobrir todo o globo a cada dois dias.

A NASA projetou a missão PACE para durar pelo menos três anos. Porém, a espaçonave carrega combustível suficiente para expandir esse cronograma em mais de três vezes.

Assine a newsletter do Gizmodo

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas