NASA divulga fotos da superfície lunar captadas durante a Artemis 1
A NASA divulgou imagens próximas da superfície da Lua captadas pelas câmeras da espaçonave Orion, durante a missão Artemis 1. As imagens foram feitas na última segunda-feira (21), durante o sexto dia da missão, quando a Orion passou a 130 km da superfície.
Segundo a agência, as fotos em preto e branco foram feitas com uma câmera de navegação óptica da Orion, utilizada para captar imagens da Terra e da Lua em diferentes distâncias. Ao analisar essas fotos, é possível identificar as diferentes condições de iluminação e servir como uma forma de orientar a espaçonave em futuras missões.
Na foto abaixo, por exemplo, é possível ver em detalhes a cratera de impacto Chaplygin (a maior da foto), com um diâmetro de 123 km – sendo maior que a distância entre as cidades de São Paulo e Campinas. Essa mesma cratera também tinha sido fotografada em detalhes durante histórica a missão Apollo 11, de 1969.
Outra cratera lunar fotografada é a Vening Meinesz (a maior na parte inferior), nomeada em homenagem ao geofísico holandês que fundou a ciência da geodinâmica, que estuda as manifestações dinâmicas no interior de planetas rochosos – como a Terra.
Tem ainda a cratera Schliemann (à esquerda), que está localizada no lado oculto da Lua – que não é visto a partir da Terra. Ela é um pouco maior do que a cratera de Chaplygin. Ela parece ser uma formação antiga, devido ter sofrido uma quantidade moderada de erosão após o impacto principal.
Na tarde desta sexta-feira (25), a nave Orion ligará os seus motores para entrar em uma órbita retrógrada distante ao redor da Lua. No dia seguinte, a nave deve quebrar o recorde da Apollo 13 em distância da Terra, quando ela ultrapassar os 400.171 km do nosso planeta. A maior distância durante a missão ocorrerá na próxima segunda-feira (28), quando ela chegar a 432.194 km.
A missão Artemis 1 tem o objetivo de testar a Orion por cerca de uma semana em uma órbita distante da Terra, certificando que ela está pronta para transportar astronautas, a partir da Artemis 2. A missão da nave será encerrada no próximo dia 11 de dezembro, quando ela pousar no Oceano Pacífico, próximo da costa dos EUA.