NASA encontra local da queda da sonda russa Luna-25; veja foto
A NASA, agência espacial dos EUA, divulgou uma imagem do local onde a sonda russa Luna-25 caiu. A tentativa da Rússia de chegar ao polo Sul da Lua fracassou no ultimo dia 19, quando o equipamento explodiu.
De acordo com a agência especial russa, a espaçonave “explodiu após uma colisão com a superfície lunar”. O acidente abriu uma cratera que foi localizada pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) da NASA.
“Como esta nova cratera está próxima do ponto de impacto estimado da Luna-25, a equipe da LRO conclui que é provável que seja dessa missão, e não de um impacto natural”, disse a NASA em comunicado.
Relembre a tentativa da Luna-25
O que era para ser o retorno da Rússia para a elite da cena espacial, se tornou um fracasso. A Luna-42, primeira sonda lançada pela potência desde 1976, colidiu com a Lua em um incidente.
O pouso estava previsto para acontecer no dia 21 de agosto, no polo Sul da Lua. Mas antes disso, no dia 19, a sonda colidiu com o solo lunar.
Segundo autoridades russas, o acidente aconteceu após “um impulso para formar sua órbita elíptica de pré-pouso”, “por volta das 14h57 [horário local, 8h57 do Brasil]”, a comunicação com a Luna-25 foi interrompida”.
Depois, a agência espacial russa anunciou que uma comissão interministerial vai tentar descobrir as razões por trás do incidente. Entretanto, o governo russo ainda não divulgou informações adicionais sobre a provável causa do problema técnico.