A NASA anunciou na última segunda-feira (31) que perdeu o contato com a Voyager 2, uma das sondas espaciais mais antigas em atividade no espaço. Operadores da agência espacial norte-americana enviaram um comando errado, que fez a antena da sonda virar para longe da Terra.
A inclinação da antena mudou apenas 2%, mas foi o suficiente para interromper as comunicações com a espaçonave, que está a cerca de 19 bilhões de quilômetros de distância do planeta.
Leva mais de 18 horas para um sinal da sonda chegar à Terra. O vídeo abaixo mostra a trajetória da espaçonave, que foi lançada ao espaço em 1977.
Com o acidente, a Voyager 2 ficou sem contato com as antenas da rede Deep Space Network (DSN), também da NASA. Os dados enviados pelos controladores em solo também não chegam mais à sonda.
Nem tudo está perdido
Em comunicado, a agência informou que sua enorme antena parabólica em Canberra (Austrália) estava atenta a qualquer sinal perdido da espaçonave, o que pode ajudar a restabelecer o contato.
De qualquer forma, a Voyager 2 está programada para redefinir sua orientação várias vezes a cada ano, para manter sua antena sempre apontada para a Terra. Então, os pesquisadores estão seguros de que o problema será resolvido em breve.
A próxima data de ajuste automático está prevista para o dia 15 de outubro. Até lá, a equipe da missão espera que a sonda permaneça em sua trajetória planejada. Já a Voyager 1, que está a quase 24 bilhões de quilômetros da Terra, continua a operar normalmente.
O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA construiu e opera a espaçonave Voyager. As missões buscam coletar informações e dados científicos para acelerar o avanço da exploração espacial.