A NASA divulgou 25 imagens impressionantes – e inéditas – captadas pelo Observatório de raios-x Chandra para comemorar os 25 anos de lançamento do telescópio ao espaço.
A tecnologia de raio-x permitiu que o Chandra fizesse registros que vão de supernovas a buracos negros gigantes desde 1999.
Aliás, muitos anos antes da Índia sonhar em ir à Lua, a NASA decidiu batizar o telescópio com o nome Chandra, que significa “Lua” em sânscrito.
O nome é sugestivo porque o Chandra, durante esses 25 anos, conseguiu iluminar regiões do espaço anteriormente nunca vistas, incluindo a matéria orbitando buracos negros.
Para comemorar os 25 anos juntos, escolhemos cinco imagens incríveis feitas pelo Chandra.
Nebulosa Pata de Gato (NGC 6334)
A Pata do Gato é uma nebulosa onde estrelas estão se formando na Via Láctea. Os raios-x do Chandra mostram populações de estrelas jovens. Esta imagem mostra a Nebulosa Pata de Gato, que leva esse nome devido às características grandes e redondas que se assemelham a patas de gato.
Nebulosa da Águia
Combinando imagens do Chandra e do Telescópio Espacial Hubble dos “Pilares da Criação”, a astrônomos descobriram que as fontes de raios-X de estrelas jovens não estão localizadas nos pilares em si, mas sim em pontos aleatórios próximos. Essa descoberta sugere que a formação de estrelas atingiu seu pico há milhões de anos.
Arp 220
As observações do Arp 220 pelo Chandra dão uma ideia do que acontece quando duas galáxias do tamanho da Via Láctea colidem. A Arp 220 é o resultado de uma colisão entre duas galáxias, cada uma com aproximadamente o tamanho da nossa Via Láctea
MSH 15-52
A imagem mostra a nebulosa de vento pulsar e uma nuvem de raios-x de baixa energia combinam-se para criar uma cena estranha de uma mão esquelética preparando-se para agarrar uma brasa brilhante.
A mão se estende da parte inferior da imagem, a carne azul fantasmagórica e os ossos brancos representando os raios-x obtidos pelo Chandra.
Cassiopeia A
O remanescente da supernova Cassiopeia A foi observado por mais de 2 milhões de segundos desde o início da missão Chandra em 1999, há 25 anos. Esta imagem mostra a supernova Cassiopeia A, uma bola em expansão de matéria e energia ejetada de uma estrela em explosão.
Os raios-x detectados pelo Chandra mostram detritos da estrela destruída e a onda de choque da explosão.
A NASA lançou um vídeo especial para comemorar os 25 anos do Chandra com as 25 imagens. Confira:
- Você pode acessar a galeria completa de fotos do Chandra aqui.