NASA flagrou imagem de explosão no Sol na 3ª feira (28); assista

Explosão no Sol, também chamada de “flare”, foi da classe X1.2, o que significa ser mais intensa que as usuais
NASA flagrou imagem de explosão no Sol na 3ª feira (28); assista
Imagem: NASA/Reprodução

O Observatório Dinâmico Solar da NASA flagrou uma forte explosão no Sol na última terça-feira (28). O laboratório classificou a erupção como X1.2 – uma explosão mais intensa. Quanto maior o número, maior a força.

Explosões solares são poderosas erupções de energia. Quando seus resquícios chegam à Terra, causam as chamadas tempestades geomagnéticas, que podem afetar comunicações via ondas de rádio e energia elétrica. 

Nas imagens, é possível ver como a explosão, também chamada de “flare”, faz escapar plasma solar da esfera incandescente. Isso acontece quando há uma erupção repentina na superfície do Sol, geralmente causada por mudanças no seu campo magnético. 

A erupção causou uma ionização na camada superior da atmosfera da Terra. Por causa disso, algumas comunicações de rádio no sudeste da Ásia, Austrália e Nova Zelândia foram afetadas por cerca de uma hora. 

Assista à explosão no Sol

Astrônomos esperam mais explosões do tipo até 2025, o ano em que o Sol chegará ao máximo do seu ciclo solar — momento em que os pólos norte e sul da estrela se invertem. Até lá, a atividade solar fica classificada como alta.

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas