NASA libera vídeo do furacão Ian filmado pela ISS
A NASA divulgou imagens do Furacão Ian captadas a partir da Estação Espacial Internacional (ISS). A tempestade tropical atingiu a categoria 3 e avança na direção dos Estados Unidos.
O furacão se formou no Mar do Caribe no último fim de semana, e tocou a parte oeste de Cuba nesta terça-feira (27) com ventos de até 205 km/h. A previsão é que a tempestade afete vários estados americanos nos próximos dias, incluindo a Flórida, Geórgia, Carolina do Sul, Tennessee e Kentucky.
Confira o vídeo divulgado pela NASA:
Segundo a CNN, o governo de Joe Biden declarou estado de emergência de saúde pública e diz estar trabalhando para dar apoio à população. Segundo autoridades americanas, são esperadas marés de até 2,5 metros de altura na região da Baía de Tampa, na Flórida. A última vez que a Flórida recebeu o impacto direto de um furacão ocorreu há cerca de 100 anos.
A chegada do Ian frustrou, até mesmo, os planos da NASA de lançar o foguete da missão Artemis 1. O veículo precisou ser retirado da rampa de lançamento e rebocado para o interior de um prédio para ser protegido da tempestade.
Diante das mudanças climáticas, especialistas afirmam que os furacões têm se tornado mais úmidos, ventosos e intensos. Além disso, eles têm viajado mais lentamente, o que significa que uma mesma região sofre os efeitos da tempestade por mais tempo – o que eleva o risco de inundações catastróficas.
No Twitter, é possível encontrar vídeos da destruição em Cuba, de uma balsa no Oceano Atlântico, da aproximação do Ian da Flórida, e até de um caçador de tempestades no interior de um avião voando próximo do olho do furacão.
Veja:
Heavy damage in #PinarDelRio, #Cuba from Hurricane #Ian's passage. #tropicswx #HurricaneIan
Credits on the bottom of the video.pic.twitter.com/zPJ9GFm8p5
— Vortix (@VortixWx) September 27, 2022
Take a look at Category 4 #HurricaneFiona from a @saildrone point of view! 🌀
Watch the #saildrone battle 50 ft waves & over 100 mph winds as it collects critical #ocean #data that will help #scientists better understand the physical processes of #hurricanes@NOAA @NOAA_AOML pic.twitter.com/yZhSFvHREU
— NOAA Research (@NOAAResearch) September 23, 2022
Currently in Key West.
Folks this is 40 mile an hour winds. By the time it makes landfall in Florida it will be 140 mile winds. Please Please take this seriously. I’ll try to keep you all updated since we are getting it first. #hurricane #florida #ian pic.twitter.com/rV0XiPS1i5
— Victoria (@PerfectHealth_1) September 27, 2022
When you fly into a hurricane you also have to fly back out. That means punching back through the eyewall.
This was Hurricane #Ian this morning aboard Kermit (#NOAA42).
The pilot keeps the aircraft steady, the flight engineer in the middle maintains airspeed. pic.twitter.com/4XCuCr5BtU
— Tropical Nick Underwood (@TheTropicNick) September 27, 2022
Imagens captadas via satélite também mostram detalhes do furacão Ian em alta definição. Confira o timelapse:
High resolution imagery of Hurricane Ian's eye clearing this morning. pic.twitter.com/kJKWbEG6Dy
— CIRA (@CIRA_CSU) September 27, 2022