Câmeras em Porto Rico registram a chegada do furacão Fiona

Furacão Fiona atinge Porto Rico com ventos de 120 km/h e deixando boa parte da ilha sem energia elétrica; veja o vídeo
Câmeras em Porto Rico registram a chegada do furacão Fiona
Imagem: Twitter/Reprodução

O furacão Fiona ganhou força e atingiu a ilha caribenha de Porto Rico na tarde do último domingo (18). A passagem dessa nova tempestade ocorre cinco anos após o furacão Maria devastar a ilha.

Segundo a CNN, os ventos fortes – com rajadas de até 120 km/h – atingiram o sistema elétrico da ilha, deixando milhões de pessoas sem eletricidade. A população também enfrentou chuvas torrenciais, transbordamento de rios, além de quedas de árvores.

Nas redes sociais, usuários compartilharam a chegada do Fiona. No vídeo abaixo, é possível ver a força dos ventos levantando fragmentos que parecem ser de um telhado, além da água invadindo construções.

Apesar de boa parte da ilha ainda estar sem energia nesta segunda-feira (19), o governador local, Pedro Pierluisi, afirmou que 75% da infraestrutura do celular operava normalmente após o impacto da tempestade. Segundo ele, o funcionamento das telecomunicações na ilha se deve às atualizações em geradores de energia feitas após a passagem do furacão Maria, em 2017.

Equipes de emergência já resgataram mais de 1.000 pessoas após a passagem da tempestade. Entre elas, estavam uma mulher que ficou pendurada em uma árvore por sete horas, enquanto tentava escapar de uma inundação.

Furacão Fiona

Nesta segunda-feira, o furacão Fiona atinge a República Dominicana, onde também são esperados ventos fortes, inundações e estragos como na vizinha Porto Rico.

O furacão ainda é considerado de categoria 1, a menor na escala Saffir-Simpson – que vai até 5. Porém, a previsão é que a tempestade ganhe força e se desloque nos próximos dias na direção do Atlântico Norte.

Autoridades dos Estados Unidos já alertam americanos que vivem próximo da costa leste do país para evitar as praias, devido às condições de maré potencialmente perigosas relacionadas à Fiona.

O Fiona é o terceiro furacão a se formar no Oceano Atlântico Norte neste mês. Espera-se que a temporada de furacões deste ano — que vai até novembro — seja acima da média.

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor e repórter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas