![Nova promoção com desconto no game "F1 24"; vai perder?](https://gizmodo.uol.com.br/wp-content/blogs.dir/8/files/2024/07/f1-24-300x169.jpg)
NASA prepara primeiro voo do novo avião supersônico
![](https://gizmodo.uol.com.br/wp-content/blogs.dir/8/files/2023/08/Nasa_jato.jpg)
O X-59, novo avião supersônico da NASA, vai fazer o seu primeiro voo em breve. A expectativa é que o voo inaugural aconteça ainda este ano.
Construído pela Lockheed Martin em Palmdale, na Califórnia, o contrato custou US$ 247,5 milhões (cerca de R$ 1,2 bilhão) para a NASA. O X-59 é a uma peça central da missão Quesst da agência norte-americana.
Ele foi projetado para voar acima de comunidades selecionadas nos Estados Unidos para gerar dados de sensores e de pessoas no solo para avaliar a percepção do público.
Avião supersônico para encurtar distâncias
Esses dados ajudarão os reguladores a estabelecer novas regras para permitir viagens aéreas supersônicas comerciais. A principal novidade do X-59 é que ele está sendo construído para ser silencioso — e servir à aviação comercial.
![](/wp-content/blogs.dir/8/files/2023/08/Nasa_jato_2.jpg)
Contrato para construção do jato é de cerca de R$ 1,2 bilhão. Imagem: NASA/Divulgação
“Será significativamente mais silencioso do que o Concorde ou qualquer outra aeronave supersônica que existe hoje”, disse Craig Nickol, gerente de projeto do programa Quest, à CNN.
“Ele é extremamente longo e fino: tem quase 30,5 metros de comprimento, mas tem uma envergadura de apenas 8,83 metros. O nariz é uma característica distintiva nesta aeronave: tem cerca de um terço do comprimento”, completou.
O design do X-59 previne ondas de choque de se comprimirem. Então, quando está em voo, o som produzido deve ser mais baixo do que o quicar de uma bola de basquete. Tá aí uma cesta de três da NASA, não?