Conheça os novos carros da NASA que conduzirão astronautas à Lua

Frota de veículos elétricos fará o transporte dos astronautas da missão Artemis 2. Esta será a primeira viagem tripulada à Lua desde 1972
Conheça os novos carros da NASA que conduzirão astronautas à Lua
Imagem: NASA/Divulgação

Na última semana, a NASA recebeu os novos carros que conduzirão os astronautas da próxima viagem tripulada à Lua. Uma pequena frota de três veículos totalmente elétricos — desenvolvidos pela startup Canoo –, fará o transporte dos astronautas da vindoura missão Artemis 2.

whatsapp invite banner

Eles deverão utilizar os veículos no Centro Espacial Kennedy, da NASA, localizado na Flórida, nos EUA, antes de entrarem no foguete e espaçonave.

No formato de vans, os carros elétricos que a Canoo desenvolveu são inspirados no único veículo da empresa, o Lifestyle Vehichle. Os três modelos conseguem transportar os astronautas já vestidos com o traje espacial, bem como a equipe de apoio e os equipamentos necessários. 

De acordo com a Canoo, em comunicado à imprensa, os carros elétricos possuem um design exclusivo tanto no interior quanto no exterior “para oferecer conforto e segurança aos astronautas durante o trajeto de quase 15 km até a base de lançamento”.

Além disso, a Canoo prometeu que mostrará fotos do interior dos veículos no final deste ano. 

No ano passado, a Canoo estava com grandes problemas financeiros, beirando à falência. Contudo, no final de 2022, o Walmart salvou a vida da empresa ao comprar mais de quatro mil veículos. 

Também em 2022, em abril, a Canoo conseguiu o contrato com a NASA para fabricar os carros elétricos para a missão Artemis.

À caminho da Lua

É provável que um dos três carros elétricos para a viagem à Lua será exclusivo para o transporte de equipamentos da NASA e da equipe de apoio. Por isso, os astronautas devem se dividir entre os outros dois veículos.

A missão Artemis 2 será a primeira missão da NASA à Lua com astronautas a bordo desde 1972. Os quatro astronautas farão uma viagem de 10 dias e conduzirão testes na cápsula Órion e no foguete SLS para garantir se ambos são seguros para viagens posteriores à superfície lunar.

Assine a newsletter do Giz Brasil

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas