Também existe eclipse solar em Marte, como revelou o rover Perseverance, da NASA, em uma série de imagens.
Nesta quinta-feira (17), a NASA publicou um texto sobre a agitada jornada do Perseverance na última semana, com o título “Just Keep Roving”, algo que em português seria “Apenas Continue Vagando”.
E o Perseverance, desde 2020, faz exatamente isso: vaga por Marte realizando várias descobertas. Aliás, a palavra “rover”, que dá nome aos robôs da NASA, significa “aquele que vaga”.
Mas o Perseverance não é um andarilho, peregrino, nômade, vagabundo, ou qualquer outra definição. Isso fica nítido pelo trabalho do rover no último dia 30, quando o Perseverance chegou à parte mais complicada da cratera Jezero.
O rover precisou reduzir a velocidade na borda da cratera porque, além de ser ingrime, é formada pelo regolito de Marte.
Nesse trajeto, a equipe da NASA identificou um caminho sem obstáculos para chegar à borda da cratera. Ele foi batizado de Summerland Trail em homenagem a uma trilha montanhosa nos EUA.
Foi nessa trilha que o Perseverance, ao observar o céu, identificou o eclipse solar em Marte e os cientistas da NASA conseguiram captar o fenômeno graças às câmeras do rover.
A imagem, captada pela Mastcam-Z do lado esquerdo, mostra Phobos (uma das duas luas de Marte) bloqueando o Sol.
Veja o eclipse em Marte
Além de lembrar uma marca de sabonetes, o curioso formato da lua de Marte, que parece uma batata, adiciona ainda mais humor ao inusitado registro do eclipse solar pelo Perseverance.
Phobos, a maior das duas pequenas luas de Marte, não é redonda, diferentemente da nossa Lua e de muitas outras do Sistema Solar. Aliás, o formato irregular é similar a um asteroide.
Além de ser bem pequena, com 27 quilômetros de diâmetro, Phobos é uma lua que orbita Marte de muito perto, a cerca de 6 mil quilômetros. A nossa Lua, por exemplo, está a 384 mil quilômetros de distância da Terra.