Chegou a hora de conhecer os novos trajes espaciais que os astronautas da NASA usarão em suas missões à Lua. A Axiom Space, empresa responsável pela criação, apresentou os primeiros protótipos na quarta-feira (15).
O vestuário recebeu o nome de Axiom Extravehicular Mobility Unit, ou AxEMU. É uma alusão às caminhadas lunares que os astronautas farão enquanto vestem as peças durante a missão Artemis 3, prevista para começar em 2025.
Os trajes têm como base as roupas espaciais que já são usados pela NASA, mas com alguns adicionais. Eles incorporam tecnologias mais recentes, que possibilitam mais mobilidade e proteção, disse a criadora.
Apesar de estar na cor preta para a divulgação, a roupa é, na verdade, branca. Isso porque um traje espacial usado na Lua precisa ser desta cor para refletir o calor e proteger os astronautas de temperaturas extremamente altas.
“Uma camada de cobertura está sendo usada atualmente para fins de exibição apenas para ocultar o design proprietário do traje”, afirmou a Axiom.
A empresa contou com a colaboração de Esther Marquis, que é figurinista da série “For All Mankind” (Apple TV+). Foi ela que auxiliou na criação da camada de cobertura personalizada, que usa o logo da Axiom Space e as cores da marca.
Como são os novos trajes espaciais da NASA
A Axiom, que é uma das primeiras empresas privadas a desenvolver os trajes para a NASA, também tentou consertar algumas “reclamações” antigas de astronautas, como as limintações de amplitude de movimento, por exemplo.
Assim, o AxEMU deve ser mais flexível e confortável para a exploração da paisagem lunar. Isso inclui uma modificação no tamanho: o novo traje deve caber em pelo menos 90% dos astronautas homens e mulheres dos EUA. A missão Artemis 3 será a primeira em que uma mulher e uma pessoa negra vão andar na Lua.
“Os trajes espaciais da próxima geração da Axiom não apenas permitirão que a primeira mulher caminhe na Lua, mas também abrirão oportunidades para que mais pessoas do que nunca façam ciência”, disse Bill Nelson, administrador da NASA.
“Através da [missão] Artemis, a NASA abre caminho para uma presença lunar sustentável a longo prazo para explorar mais da superfície lunar do que nunca e se preparar para futuras missões de astronautas a Marte”, pontuou ele.
Teste antes de ir ao espaço
A Axiom e a NASA vão testar o traje em ambiente espacial antes do início da missão Artemis 3, que deve pousar no polo Sul da Lua a partir de 2025.
Antes da missão Artemis 4 começar, em 2027, a NASA usará o contrato com a Axiom Space para desenvolver novos trajes de caminhada espacial para a ISS (Estação Espacial Internacional).
Outra empresa envolvida no processo é a Collins Aerospace, que também compete por um contrato para desenvolver novos trajes espaciais para os astronautas norte-americanos.