Ciência

NASA testa com sucesso comunicação espacial a laser a partir de avião

Segundo a NASA, a comunicação espacial a laser pode transmitir dados até 100 vezes mais rápido do que as ondas de rádio.
Imagem: NASA/Divulgação

Na última quarta-feira (24), cientistas da NASA testaram com sucesso uma nova forma de comunicação espacial que utiliza o laser. No teste, a NASA usou a tecnologia para realizar pela primeira vez a transmissão de um vídeo em 4K a partir de um avião em voo até a ISS (Estação Espacial internacional) e recebê-lo de volta.

whatsapp invite banner

No teste, os cientistas do Centro de Pesquisa John H. Glenn da NASA, em Cleveland, nos EUA, acoplaram um terminal de laser portátil na parte inferior do avião de carga Pilatus PC-12.

Dados da aeronave foram enviados a uma estação no solo em Cleveland, que transmitiu as informações, através de canais terrestres, ao centro de testes de foguetes White Sands, no Novo México, também nos Estados Unidos.

A partir de White Sands, a NASA enviou os dados para a LCRD, uma plataforma de comunicação via laser integrada ao satélite STPSat-6. Por fim, ele enviou os dados ao terminal Illuma-T, que fica em um módulo da Estação Espacial Internacional.

Veja no vídeo abaixo como foi o percurso:

Transmissões da Artemis

A NASA realizou o teste para certificar a tecnologia e, futuramente, oferecer cobertura ao vivo do pouso das missões Artemis na Lua. Além disso, o teste de comunicação espacial a laser também serve para desenvolver sistemas de comunicação que pode conectar humanos a outros lugares, como Marte, por exemplo.

Normalmente, a NASA usa ondas de rádio para comunicação e envio de dados entre a Terra e o espaço. Contudo, segundo a agência, a comunicação espacial a laser pode transmitir dados até 100 vezes mais rápido.

“Esse teste é uma conquista extraordinária. Agora, sabemos que é possível desenvolver sistemas para oferecer videoconferências em HD com os astronautas da missão Artemis”, afirma Daniel Raible, cientista que liderou o teste.

Assim, de acordo com cientistas da NASA, em 2028, teremos transmissões ao vivo em 4K dos astronautas na Lua graças à comunicação espacial via laser.

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas