_Ciência

NASA testa com sucesso comunicação espacial a laser a partir de avião

Segundo a NASA, a comunicação espacial a laser pode transmitir dados até 100 vezes mais rápido do que as ondas de rádio.

Na última quarta-feira (24), cientistas da NASA testaram com sucesso uma nova forma de comunicação espacial que utiliza o laser. No teste, a NASA usou a tecnologia para realizar pela primeira vez a transmissão de um vídeo em 4K a partir de um avião em voo até a ISS (Estação Espacial internacional) e recebê-lo de volta.

No teste, os cientistas do Centro de Pesquisa John H. Glenn da NASA, em Cleveland, nos EUA, acoplaram um terminal de laser portátil na parte inferior do avião de carga Pilatus PC-12.

Dados da aeronave foram enviados a uma estação no solo em Cleveland, que transmitiu as informações, através de canais terrestres, ao centro de testes de foguetes White Sands, no Novo México, também nos Estados Unidos.

A partir de White Sands, a NASA enviou os dados para a LCRD, uma plataforma de comunicação via laser integrada ao satélite STPSat-6. Por fim, ele enviou os dados ao terminal Illuma-T, que fica em um módulo da Estação Espacial Internacional.

Veja no vídeo abaixo como foi o percurso:

Transmissões da Artemis

A NASA realizou o teste para certificar a tecnologia e, futuramente, oferecer cobertura ao vivo do pouso das missões Artemis na Lua. Além disso, o teste de comunicação espacial a laser também serve para desenvolver sistemas de comunicação que pode conectar humanos a outros lugares, como Marte, por exemplo.

Normalmente, a NASA usa ondas de rádio para comunicação e envio de dados entre a Terra e o espaço. Contudo, segundo a agência, a comunicação espacial a laser pode transmitir dados até 100 vezes mais rápido.

“Esse teste é uma conquista extraordinária. Agora, sabemos que é possível desenvolver sistemas para oferecer videoconferências em HD com os astronautas da missão Artemis”, afirma Daniel Raible, cientista que liderou o teste.

Assim, de acordo com cientistas da NASA, em 2028, teremos transmissões ao vivo em 4K dos astronautas na Lua graças à comunicação espacial via laser.

Sair da versão mobile