Naughty Dog, estúdio de “The Last Of Us”, faz demissões e congela produção
A Naughty Dog, estúdio por trás da franquia “The Last of Us”, é mais uma empresa da indústria dos games a cortar pessoal em 2023. A companhia demitiu 25 funcionários de várias áreas. A área mais afetada foi a equipe responsável pelo controle de qualidade dos projetos.
De acordo com o portal Kotaku, responsável pela reportagem que divulgou as informações, os contratos dos trabalhadores não serão rescindidos formalmente até o final de outubro. Além disso, os profissionais cortados não devem receber nenhum tipo de indenização e estão sendo pressionados para manter tudo sob sigilo.
No início do ano, “The Last of Us” ganhou uma adaptação para a TV em uma série no HBO Max. Embora a produção tenha feito bastante sucesso — sendo considerada pela crítica especializada como a melhor adaptação de games já feita –, a crise interna do estúdio nos últimos meses vem atingindo níveis preocupantes.
No começo deste ano, o estúdio lançou ‘The Last of Us Part 1″ para PC. Mesmo sem ser a responsável direta pela versão para desktop, a empresa acabou sendo o principal alvo das críticas pelos problemas de otimização.
Além disso, o estúdio congelou o desenvolvimento de “Factions”, o game multiplayer que se passa no universo de “The Last of Us”. O desenvolvimento já vinha sob incerteza desde que uma auditoria da Bungie, estúdio da Sony responsável pela franquia Destiny, levantou preocupações sobre o projeto.
No relatório apresentado à Sony, a empresa demonstrou preocupação sobre a capacidade do game em manter os jogadores engajados a longo prazo. A crise em torno do desenvolvimento do projeto encorajou a Sony a realocar os recursos aportados no projeto.
Recentemente, Neil Druckmann, diretor criativo do estúdio, afirmou que a empresa deve passar por um processo de reestruturação no final do ano. A reformulação deve começar com a aposentadoria do co-presidente da Naughty Dog, Evan Wells, que deixará a companhia após 25 anos.