O Windows 8 oferecerá a estilosa e tabletizada interface Metro quando chegar ao mercado, e tudo indica que a gigante de Redmond está seguindo os passos de outra fabricante de tablets ao excluir o Flash de seu navegador.

A Microsoft diz que “para ter o máximo na navegação por toque, o navegador no modo Metro do Windows 8 é baseado em HTML5 apenas quando possível, e não conta com plug-ins”. Isso significa que se você abrir no navegador pela tela inicial do modo Metro, você não poderá ver nada em Flash — ou com qualquer outro plug-in — em nenhum site. No entanto, se você abrir o navegador pelo modo tradicional, o Flash estará lá. Você pode ler mais sobre a decisão da Microsoft em seu blog, clicando no link abaixo.

O que vocês acham da decisão? Acreditam que é uma ideia justa, já que você teria uma versão do IE livre de plug-ins e mais amiga da duração de bateria, enquanto a versão para desktop continua disponível? Ou isso será uma de seus principais incômodos no Windows 8? Conte tudo nos comentários.

[Metro style browsing and plug-in free HTML5 | Building Windows 8]