_Ciência

Nem ovo, nem galinha: veja o que veio primeiro nessa história

A famosa pergunta agora deve mudar o “quem” para “como” não só no caso da pergunta entre o ovo e a galinha. Saiba mais!

Estudo identifica o que veio primeiro e não foi o ovo e nem a galinha

O que veio primeiro: o ovo ou a galinha? A resposta para essa famosa pergunta é o foco secundário de um novo estudo, que identificou o que veio antes do ovo e da galinha.

O estudo, publicado na última quarta-feira (6) por cientistas da Universidade de Genebra (Suíça), sugere que as ferramentas genéticas para gerar ovos existiam antes mesmo dos animais.

O objetivo dessa pesquisa era identificar as origens evolutivas da embriogênese, que é o processo de desenvolvimento que torna um ovo unicelular fertilizado (zigoto) em um embrião multicelular.

A vida na Terra começou de maneira unicelular. Então, os cientistas buscaram entender o processo que transforma uma única célula em um animal com múltiplas células.

Com o objetivo de desvendar o mistério, o estudo analisou o recém-descoberto organismo protista Chromosphaera perkinsii. 

O C. perkinsii é um organismo unicelular que, há bilhões de anos, se desvinculou da trajetória evolutiva que levou ao surgimento dos animais.

Para observar o desenvolvimento do C. perkinsii, os cientistas utilizaram a técnica de observação microscópica de campo iluminado.

O que veio antes do ovo e da galinha

No C. perkinsii, os cientistas identificaram que a clivagem é bastante similar à dos animais, com as células não crescendo após a divisão e formando colônias multicelulares.

Os cientistas também identificaram similaridades com a embriogênese animal e com a maturação de ovos.

“Antes da primeira divisão, o C. perkinsii produz e acumula componentes celulares importantes, como proteínas e lípidos. O processo é semelhante à maturação de ovos”, descreve o estudo. Portanto, o C. perkinsii mostra que a habilidade de produzir embriões veio antes mesmo do ovo e da galinha.

Omaya Dudin, bioquímica e co-autora do estudo, revela que, apesar de o C. perkinsii ser um organismo unicelular, os cientistas identificaram comportamentos e processos de organismos multicelulares.

De acordo com a cientista, tais comportamentos e processos estavam presentes na espécie muito tempo antes do surgimento dos animais.

O desenvolvimento multicelular do Chromosphaera perkinsii. Imagem: Universidade de Genebra/Divulgação

Aliás, o que os cientistas observaram no C. perkinsii muda a pergunta de “quem veio primeiro?” para “como o ovo veio primeiro sem a galinha?”. Ou pode ser “quando o ovo veio antes da galinha?”.

Além disso, o debate se baseia em identificar uma trajetória evolutiva compartilhada entre o organismo unicelular e os animais.

De toda forma, os cientistas afirmam ser algo fascinante o que o C. perkinsii ofereceu à ciência. “Uma espécie descoberta recentemente nos permitiu voltar há mais de um bilhão de anos”, destaca Marine Olivetta, co-autora do estudo.

Sair da versão mobile