Ciência

Quem veio primeiro: o ovo ou a galinha? Zoologia faz nova tentativa de solução

Jules Howard, zoólogo, traz novas perspectivas para a clássica pergunta sobre a origem do ovo ou da galinha
Imagem: 青 晨/ Unsplash/ Reprodução

A pergunta sobre a origem do ovo e da galinha está presente no imaginário de grande parte da população mundial. E, embora seja sempre tópico para suposições, a ciência já tem algumas respostas há um tempo.

O ovo conhecido, aquele com casca dura, surgiu muito antes das galinhas. Isso porque as aves, que põem ovos, existem há milhões de anos. Na verdade, esses ovos já eram presentes no período de dinossauros, alguns dos quais foram ancestrais das aves modernas.

Assim, os ovos já existiam há quase 200 milhões de anos. As galinhas, no entanto, existem há menos de 10 mil anos, segundo evidências arqueológicas e estudos de DNA.

“Mas isso não parece satisfatório. Meu problema com essa resposta zoológica padrão é que ela menospreza o ovo. Porque os ovos são muito variados mesmo”, escreveu Jules Howard, zoólogo, em artigo publicado no The Guardian.

Uma nova abordagem para a origem do ovo ou da galinha

Para o cientista, os ovos podem ser abordados de diversas perspectivas. Por exemplo, se são vistos como células sexuais – gametas, óvulos ou espermatozoides -, os ovos são ainda mais antigos do que se imagina.

Nesse caso seja necessário elaborar a imaginação para um ovo que não aquele estereótipo, com casca dura e em formato oval. Dessa forma, essa ideia de ovos vencem as galinhas – e animais, em geral – por serem cerca de um bilhão de anos mais antigos.

Mas essa abordagem levanta um novo questionamento: quando os ovos passaram a ter o formato característico, seja com casca dura ou não? A responsável por isso foi a tuba de ovos. Nesse sentido, Howard leva a dúvida para outro ponto. “O que veio primeiro, o ovo ou o tubo de ovo?”, escreve.

Qual veio primeiro, o ovo ou o tubo que o fez? Por que um tubo de ovo evoluiria se não houvesse ovo para servir? Como poderia haver um ovo se não houvesse um tubo de ovo?

Jules Howard, zoólogo, no The Guardian

Conhecida como tuba uterina nos humanos, é essa estrutura dos seres vivos que faz muitos ovos parecerem como são. Nas galinhas, o ovo começa sua trajetória como um borrão gosmento e viscoso, até passar pela tuba, que deposita diferentes produtos químicos – quase como um carro no lava-jato.

Nesse processo, a casca ganha cálcio e endurece. Em algumas aves, a estrutura ainda pode ganhar cor. Contudo, de acordo com a ciência, o ovo ainda ganha a briga como sendo o mais antigo. 

Isso porque há evidências deles nesse formato conhecido na reprodução de águas-vivas — que estão entre os primeiros animais pensados para terem evoluído.

“É o ovo. Sempre o ovo. Isso é o que direi da próxima vez que me perguntarem”, conclui Howard.

Bárbara Giovani

Bárbara Giovani

Jornalista de ciência que também ama música e cinema. Já publicou na Agência Bori e participa do podcast Prato de Ciência.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas