Nem tudo está perdido: o que fazer quando seu celular é antigo e desatualizado
Todos os anos, as principais desenvolvedoras de sistemas operacionais móveis atualizam seus softwares. Porém, conforme os smartphones mais modernos vão recebendo novas versões de sistema, os mais antigos vão perdendo suporte — e se tornando inelegíveis para novas atualizações. Seria essa a hora certa para trocar de celular?
Calma, se o seu celular acabou de perder compatibilidade com a nova versão de um sistema operacional, nem tudo está perdido. Geralmente, os primeiros updates que param de chegar aos smartphones são justamente os de sistema. Na prática, eles adicionam funcionalidades, recursos e novos elementos visuais na interface de usuário.
Entretanto, o aparelho não fica obsoleto imediatamente quando este tipo de atualização para de ser liberada.
Isso porque boa parte dos aplicativos ainda terá, ainda que por um tempo limitado, suporte para novas funções e recursos. Com isso, durante um bom tempo o aparelho ainda continuará na “mesma página” que os modelos mais recentes, dispondo das mesmas funcionalidades.
Além disso, muitos fabricantes garantem um período extra, após o fim das de atualizações de software, fornecendo updates de segurança, que na prática mantém os clientes protegidos contra falhas que possam ser exploradas por hackers.
Então, quando trocar de celular?
No entanto, o momento de começar a considerar substituir o aparelho é quando ele está próximo de ter o suporte para as atualizações de segurança encerrado. Normalmente, a essa altura o dispositivo já nem recebe mais atualizações pontuais em apps populares.
Durante vários anos, o tempo de suporte para atualizações em smartphones era alvo de críticas por ser bastante curto, principalmente, entre os aparelhos das categorias de entrada e intermediários. Este cenário, no entanto, está aos poucos sendo transformado, principalmente, entre os aparelhos de categorias premium.
O recém lançado Pixel 8, por exemplo, está liderando o ranking de maiores períodos de suporte. De acordo com o Google, o aparelho receberá atualizações até 2030. Lançado recentemente no Brasil, o Samsung Galaxy S23 FE, do segmento intermediário/avançado também deve receber assistência para novas versões do sistema Android até 2026.