Netflix, 25 anos: como o visual do streaming mudou desde 1997
A Netflix celebra seus 25 anos nesta segunda-feira (29) – e, só pelos logos, podemos ver como tudo mudou no gigante do streaming desde 1997. A plataforma foi fundada para ser uma empresa de DVD por correio pelo atual co-CEO, Reed Hastings, e Marc Randolph, que saiu em 2002.
Desde então, a companhia passou por muitas mudanças até lançar o serviço pioneiro de streaming na Internet e começar a criar seu próprio conteúdo original. Hoje a plataforma reúne mais de 200 milhões de usuários em 190 países.
www.NetFlix.com
No 1º logo, a Netflix usava as cores roxo e preto e separava as palavras “Net” de “Flix” com um rolo de filme. Isso porque quando a empresa lançou seu 1º site, em 1998, eram, de fato, termos separados: www.NetFlix.com.
O primeiro DVD lançado foi Beetlejuice, estrelado por Winona Ryder, a incrível mãe de Will em Stranger Things – série original de maior sucesso da Netflix.
A logo era uma tentativa de profissionalização do projeto de Hastings e Randolph, então com 35 anos. O site vendia e alugava DVDs, que eram enviados pelo correio em Nova York.
Em 1999, a dupla estreou o serviço de assinatura, que oferecia a possibilidade de alugar DVDs ilimitados sem data de devolução, multa por atraso ou limite mensal.
Do roxo para amarelo
Um ano depois, em 2000, a Netflix mudou seu logo novamente. O preto permaneceu, mas o roxo se transformou em amarelo.
Agora sim: dinastia da cor vermelha
A mudança pareceu não agradar os fundadores: optaram por uma nova mudança menos de um ano depois, com o vermelho e fonte parecida com a que conhecemos hoje.
Nessa época, a Netflix introduziu um sistema de recomendações personalizadas que previa as escolhas futuras dos assinantes com base na avaliação que faziam aos títulos já alugados.
Deu certo: em 2002, a Netflix fez sua IPO (Oferta Pública Inicial) no valor de venda de US$ 1 por ação na NASDAQ, sob o código NFLX. No ano seguinte, a empresa alcançou seu primeiro milhão de assinantes e faz a patente de sua marca.
A partir daí, foi sucesso. Em 2006, o site alcançou 5 milhões de assinantes e, em 2007, o site introduz o streaming, modalidade em que os usuários podiam assistir a filmes e séries simultaneamente.
A nova era
Depois dos EUA e Canadá, a Netflix chega à América Latina e Caribe em 2011. Começa, então, a expansão para outros países do mundo até 2014, quando lança sua nova logo.
O logotipo atual, vermelho em 3D, também ganhou a versão ícone, em 2016, para indicar se um programa ou filme é original Netflix.
Ufa! Hoje a Netflix está disponível em mais de 37 idiomas e em todos os países do mundo com séries, filmes, programas e, mais recentemente, games.