Quem usa o Netflix geralmente divide a conta com outra(s) pessoa(s). Há meses, eles testam uma função para dividir as preferências de cada pessoa usando perfis. Eles prometeram que a função seria lançada para todos em agosto. Dito e feito: ela chegou hoje. Veja como funciona:

Ao entrar no Netflix, surgirá uma tela perguntando quem está assistindo. O perfil inicial é criado automaticamente; para criar outro, basta escolher a opção “Adicionar perfil”. Cada conta pode ter até cinco perfis.



netflix perfis (1)

Você coloca seu nome, escolhe um ícone para identificar o perfil e pronto: daqui em diante, você terá recomendações baseadas no que você assiste, não nos gostos da sua irmã adolescente ou seu pai apaixonado por filmes mais velhos.

É possível restringir um perfil “para crianças de até 12 anos”: dessa forma, as recomendações serão focadas em títulos infantis. No entanto, os perfis não são protegidos por senha, dado que o objetivo aqui não é privacidade: é obter recomendações mais precisas.

netflix perfis (3)

Infelizmente, não é possível “voltar no tempo” e dizer ao Netflix quais filmes/séries você não assistiu: seu perfil continuará misturando as recomendações; os outros, por sua vez, começam do zero. E não é possível deletar o perfil principal.

Cada perfil guarda as preferências de forma separada, e não só de filmes/séries: isso inclui o idioma da interface e a opção de qualidade boa/melhor/superior nos vídeos. Além disso, você pode vincular seu perfil a uma conta do Facebook; fazendo isso, o Netflix vai exibir sua foto no perfil (em vez de um ícone).

A função está disponível a partir de hoje, e chegará a todos os assinantes do Netflix “em até duas semanas”. Ela já estava em fase de testes no Brasil, porém restrita a poucas usuários – agora valerá para todo mundo.

Você pode acessar os perfis na web, PlayStation 3, Xbox 360, dispositivos Apple (iPad, iPhone, iPod Touch, Apple TV) e na maioria das smart TVs. E quanto ao Android, Windows Phone e Nintendo Wii? A empresa diz que “outros aparelhos serão adicionados nos próximos meses”.

Por que a demora em adicionar um recurso tão simples? O Netflix diz ao Engadget que, além de dificuldades em implementar perfis em diferentes plataformas, a empresa queria deixar a função o mais simples possível – e isso leva tempo.

Vale notar que, mesmo com os perfis, o Netflix manterá o limite atual de streaming simultâneo: só dois dos usuários poderão assistir vídeos ao mesmo tempo em dispositivos diferentes. (Você pode ativar até quatro streamings simultâneos, mas com uma assinatura mensal de R$25,90.)

Você já recebeu a nova funcionalidade? O que achou?