Entrando de cabeça no mercado de games, a Netflix anunciou, nesta quarta-feira (2), a aquisição da Next Games, empresa finlandesa responsável pelo desenvolvimento de jogos das franquias “Walking Dead” e “Stranger Things”.

Segundo o comunicado, a Netflix fará uma oferta pública para adquirir todas as ações emitidas e em circulação da desenvolvedora — o que significa, na prática, arrematar a empresa toda. Ao todo, os acionistas da finlandesa receberão cerca de US$ 72,2 milhões (cerca de R$ 370 milhões na cotação atual do dólar) pelo negócio.

Fundada em 2013, a Next Games tem como foco a criação de jogos móveis baseados em títulos de entretenimento, como o recém-lançado “Stranger Things: Puzzle Tales”, por exemplo, um RPG inspirado na série dramática de terror homônima, uma das mais assistidas da Netflix.

Games na Netflix

Ao final de 2021, a Next Games contava com 120 funcionários, tendo registrado vendas de aproximadamente 30,2 milhões de dólares em 2020.

“Estamos empolgados com o fato de a Next Games se juntar à Netflix em uma região estratégica e um mercado importante, expandindo nossas capacidades internas de estúdio de jogos e ser capaz de construir um portfólio de jogos que irão encantar nossos membros em todo o mundo”, afirmou Michael Verdu, vice-presidente de jogos da Netflix.

“Unir forças com o maior serviço de streaming do mundo, a Netflix, apresenta uma oportunidade para uma continuação lógica e empolgante de nossa estratégia de criar experiências interativas”, finalizou Teemu Huuhtanen, CEO da Next Games.

Vale lembrar que, desde o final do ano passado, a Netflix disponibiliza no Brasil uma série de jogos exclusivos, sem anúncios ou taxas, dentro da aba “Games” do aplicativo para celular da plataforma de streaming.