Netflix divulga data e trailer da série sobre o assalto ao Banco Central em 2005

“3 Tonelada$: Assalto ao Banco Central” dá detalhes incríveis do histórico roubo do Banco Central do Brasil, em Fortaleza, em 2005. Veja mais detalhes
Assalto ao Banco Central
Imagem: Reprodução/Divulgação Netflix

Você é fã de “La Casa de Papel”? Então esta dica é para você.

“3 Tonelada$: Assalto ao Banco Central” é o título da série documental que chega à Netflix em 16 de março. A produção vai reconstituir o roubo histórico do Banco Central do Brasil em Fortaleza, no Ceará, com depoimentos inéditos de policiais e criminosos, bem como um amplo material de arquivo.

Para quem não se lembra, em agosto de 2005, através de um túnel com quase 80 metros de comprimento, ladrões invadiram o cofre da instituição e levaram mais de 160 milhões de reais. A quantidade foi medida por seu peso: cerca de 3,5 toneladas de dinheiro vivo. 

A produção revela ainda detalhes sobre o furto. Para colocar o plano em prática, os ladrões mudaram uma casa próxima ao Banco três meses antes. Eles montaram uma empresa de fachada, que supostamente comercializava grama sintética.

Lá dentro, cavaram o túnel de 80m de comprimento, 70 cm de comprimento e 4 metros de profundidade com saída para o cofre do Banco Central. Com conhecimentos avançados de engenharia, a trupe escorou o túnel com vigas de madeira para evitar desabamentos, e equipou o local com iluminação elétrica e sistema de ar-condicionado.

“3 Tonelada$: Assalto ao Banco Central” já ganhou o seu primeiro e poderoso trailer oficial. No vídeo, peritos analisam um dos maiores roubos da história do Brasil, em meio a registros históricos da imprensa, arquivos policiais e recriação do fatídico crime. Confira: 

Além disso, o pôster oficial do documentário sobre Assalto ao Banco Central de Fortaleza foi revelado. Se liga só:

Assalto ao Banco Central

Imagem: Reprodução/Divulgação Netflix

Com três episódios de 50 minutos cada, o documentário recria momentos-chave do jogo de gato e rato entre os bandidos e a polícia federal ao longo de cinco anos de investigação deste que foi um dos maiores assaltos a banco da história do país, e um dos maiores do mundo. 

A produção revela ainda detalhes sobre o furto, além de suas trágicas consequências. O golpe milionário parecia perfeito, mas deixou um rastro de extorsões, sequestros e assassinatos, levando os próprios criminosos a considerarem todo aquele dinheiro maldito.

Produzido pela Mixer Films para a Netflix, “3 Tonelada$: Assalto ao Banco Central” tem pesquisa e roteiro de Daniel Billio, direção geral de Rodrigo Astiz e trabalho de direção comandado por Claudia Belfort. A produção executiva é de Adriana Marques, Íris Sodré Mendes e Mauricio Hirata Filho. Com parceria dos produtores associados Gavulino Filmes e Marcos Tardin.

A série faz parte da iniciativa “Mais Brasil na Tela”, que tem como objetivo aumentar a disponibilidade de conteúdos nacionais na Netflix. Assim, a série está entre as 40 produções nacionais que devem estrear na plataforma em 2022, incluindo séries ficcionais e documentais, filmes e reality shows.

E se você deseja conhecer um pouco mais sobre a história antes da estreia na Netflix, a empreitada criminosa foi narrada nos cinemas em 2011, no filme “Assalto ao Banco Central”, dirigido por Marcos Paulo e estrelado por Milhem Cortaz, Eriberto Leão, Hermila Guedes, Lima Duarte, Giulia Gam, Tonico Pereira, entre outros. O longa está disponível no Amazon Prime Video

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas