Netflix cresce no Brasil mesmo após aumento na mensalidade
Alguns dias após as 14 indicações de duas de suas produções originais ao Emmy Awards, o Netflix divulgou seus resultados referentes ao segundo trimestre do ano. E eles foram bastante positivos.
A quantidade de usuários se aproxima de 30 milhões nos Estados Unidos, além de outros 8 milhões pelo mundo. Foram 630 mil novos usuários (no mesmo período de 2012 foram 540 mil novos assinantes). No entanto, o número é bastante inferior em comparação com o primeiro trimestre deste ano, quando 2 milhões de pessoas assinaram o serviço.
A receita foi de US$ 1,069 bilhão, também superior ao ano passado, quando foi de US$ 889 milhões. O lucro saltou de US$ 16 milhões no Q2 2012 para US$ 57 milhões em 2013.
E, em relação especificamente ao Brasil, o aumento na mensalidade não está afastando novos assinantes, e o Netflix afirma que a quantidade de novos membros por aqui continua forte mesmo após o aumento em abril – vale lembrar que o valor mais alto só começa a valer para usuários antigos em agosto, e o Netflix não espera um impacto muito grande na sua base de usuários por aqui.
O futuro do conteúdo original
A carta para os acionistas da empresa traz algumas informações interessantes. Após o sucesso de público e crítica das suas séries originais, o Netflix quer mais, e vai apostar em documentários e especiais de stand-up comedy.
Todas as quatro séries originais – Lilyhammer, House of Cards, Hemlock Grove e Orange is the New Black ganharão uma segunda temporada. Já Arrested Development não está garantido, mas também não foi descartado. “Nós adoraríamos produzir uma quinta temporada de Arrested Development, se possível, considerando a reação dos fãs”. Sim, por favor!
Por fim, em um conference call para os investidores, outros pontos interessantes foram comentados. Ted Sarandos, o homem por trás da produção de conteúdo original do Netflix, disse que a audiência da nova série Orange is the New Black na semana de estreia foi superior à de House of Cards e Arrested Development. “Isso indica que as pessoas estão mais acostumadas com a ideia de lançamento pelo Netflix”, disse Ted. [Netflix]