Depois de muita espera, finalmente está entre nós o primeiro trailer da quinta temporada de “The Crown”. A produção, que estreia na Netflix no dia 9 de novembro, promete episódios incendiários (literalmente) e vai retratar os acontecimentos dos anos 1990, além das polêmicas entre Diana (Elizabeth Debicki), Charles (Dominic West) e a Rainha Elizabeth II (Imelda Staunton).
Nas imagens é possível ver como a família real passa por uma fase conturbada na política, mas tudo piora quando príncipe Charles pressiona sua mãe a permitir que ele se divorcie de Diana. Outro acontecimento marcante no vídeo é o incêndio que consumiu o Castelo de Wind em novembro de 1992.
Assim como na temporada anterior, o trailer indica que a produção deve dar atenção especial ao sofrimento de Lady Di nos últimos anos de vida, incluindo a tentativa de silenciamento por parte da realeza britânica. A prévia mostra um trecho da entrevista polêmica de Diana para a BBC em 1995. Por outro lado, o trágico acidente que levou à morte da princesa, não será retratado.
Anteriormente, a Netflix já havia confirmado que a colisão não será recriada e, para representar o momento, só serão narrados os fatos que aconteceram antes e depois do impacto. Assista ao trailer da 5ª temporada de “The Crown”:
Nos novos episódios, a Rainha Elizabeth 2ª (Imelda Staunton) está prestes a completar quarenta anos de reinado. Nessas quatro décadas, seu país teve nove primeiros-ministros, viu o advento da televisão de massa e acompanhou os últimos suspiros do Império Britânico.
No entanto, o futuro está chegando — e há novos desafios e oportunidades despontando no horizonte: o colapso da União Soviética e a transferência da soberania de Hong Kong são apenas dois entre os grandes eventos que indicam as imensas mudanças na ordem mundial. E não é só lá fora que os problemas estão aparecendo.
À medida que o conto de fadas desmorona, o príncipe Charles (Dominic West) pressiona a mãe para permitir que ele se divorcie de Diana (Elizabeth Debicki), gerando uma crise na monarquia. O olhar atento da mídia cria rumores de que o casal já está separado. Mesmo assim, Diana decide assumir o controle da própria história, quebrando o protocolo familiar para publicar um livro que enfraquece o apoio público a Charles e expõe os problemas da realeza.
A situação fica ainda mais tensa com a chegada de Mohamed Al Fayed (Salim Daw), que vai usar toda a sua influência e riqueza conquistadas com o próprio suor na tentativa de conquistar um lugar para ele e seu filho Dodi (Khalid Abdalla) dentro da família real.
Vale ressaltar que dois atores viverão o príncipe William ainda criança: Timothee Sambor e Senan West. Eles aparecerão ao lado de Elizabeth Debicki (princesa Diana), Dominic West (príncipe Charles), Imelda Staunton (rainha Elizabeth 2ª), Jonny Lee Miller (John Major), Lesley Manville (princesa Margaret) e Jonathan Pryce (príncipe Philip).