Visando aumentar sua base de usuários, a Netflix vem testando desde o ano passado, mas em poucos locais selecionados, uma estratégia que disponibiliza alguns dos maiores sucessos da plataforma de graça, até para quem não é assinante. Agora, o serviço de streaming resolveu estender esse apelo aos quase 200 países em que está disponível  – inclusive aqui no Brasil.

O site brasileiro da Netflix já foi atualizado. Além da página exibia com um anúncio incentivando o usuário a fazer uma assinatura, desde esta segunda-feira (31) o site ganhou uma página dedicada exibindo a mensagem de que agora é possível assistir gratuitamente a filmes e séries favoritos da companhia. Não é necessário preencher um cadastro: basta clicar em “Assista já” em uma das atrações, que estão com legendas e dublagem em português.

Por enquanto, apenas a versão web da Netflix está oferecendo séries e filmes gratuitos, sem precisar de uma assinatura. Captura de tela: Netflix

Nos seriados, somente o primeiro episódio da primeira temporada de cada um deles pode ser visto sem cobrança. As opções, obviamente são apenas séries exclusivas da plataforma, entre elas Stranger Things, Elite, Grace and Frankie, Casamento às Cegas, Nosso Planeta e a série documental Olhos Que Condenam. Os filmes, por sua vez, estão disponíveis por inteiro, e incluem Mistério no Mediterrâneo, Bird Box e Dois Papas. Vale destacar que há uma propaganda de 30 segundos que aparece antes do vídeo, mas que você pode pular.

Ao TechCrunch, um porta-voz da Netflix disse que a empresa está atenta a “diferentes promoções de marketing para atrair novos usuários e oferecer a eles uma ótima experiência” no serviço. A novidade foi vista primeiro no blog OnlyTech, e até o momento só é compatível com a versão web da plataforma. Em sua página de suporte, a Netflix diz afirma que usuários Android podem acessar a oferta pelo navegador de celular, mas browsers no iOS ainda não oferecem suporte.

Esta não é a primeira vez que a Netflix testa colocar alguns de seus principais títulos gratuitos para todo o público. Em fevereiro deste ano, lançou de graça o filme Para Todos Os Caras Que Já Amei, nos Estados Unidos, e um tempo depois a série Soneto de Sangue, mas apenas na Índia, país onde foi filmada e produzida. Contudo, esta é a primeira vez que a plataforma de streaming disponibiliza múltiplas atrações ao mesmo tempo.

[Netflix, OnlyTech, TechCrunch]