O Nexus 4 foi anunciado pelo Google sem suporte a 4G em nenhum país. No entanto, quando o aparelho foi desmontado pelo iFixit, descobriu-se que ele tem um chip LTE inativo dentro dele. Agora, esse chip pode ser ativado para trazer 4G ao aparelho.

Diversos usuários no fórum XDA tentaram arranjar alguma forma de ativar o 4G no Nexus 4. A LG explicou que a ausência de amplificador e filtro de sinal tornaria isso impossível, mas o aparelho consegue lidar com a conexão de alta velocidade. Ou quase.



Desenvolvedores mostraram que o aparelho da LG pode ser forçado a usar uma rede LTE, mas apenas na banda LTE 4, que funciona a 1700MHz e 2100MHz. Infelizmente, no Brasil usamos a banda LTE 7.

Mesmo assim, é um feito impressionante. E simples: basta discar *#*#4636#* e ativar o 4G. A descoberta corrobora o que o Anandtech disse na semana passada:

“A banda 4 (AWS) poderia basicamente ser ativada com os amplificadores de potência e o transceptor que já estão no Nexus 4, mas de novo, no fim depende da própria fabricante se o LTE será suportado.”

Dito e feito! Nos testes em vídeo, feitos principalmente por usuários no Canadá – onde se usa a banda LTE 4 – o aumento de velocidade parece muito bom, mesmo em relação ao 3G+ (HSPA). No vídeo acima, o LTE alcança 16Mbps no download (contra 10Mbps no 3G+).

Por que o Google decidiu não fornecer suporte a 4G? Provavelmente para garantir um preço baixo ao Nexus 4. Para dar suporte a LTE, seria preciso incluir hardware adicional, além de licenciar certas patentes. Além disso, como há diversos bandas LTE ao redor do mundo, o Google teria que criar diversas versões do mesmo aparelho – o que seria um problema para manter custos baixos.

No entanto, o 4G está aí: o truque é possível apenas com um simples ajuste de software. [XDA Developers via Verge]