Se abaixar para calçar e amarrar um tênis é uma ação relativamente simples e automática quando precisamos colocar algum calçado em nossos pés. Mas claro que haveria uma “tecnologia” para encurtar esse movimento: o GO FlyEase, primeiro modelo da Nike que você calça sem precisar das mãos.

Alguns que seguem de perto a indústria de calçados acreditam que o GO FlyEase é a resposta da Nike para a popular linha Crocs de sandálias que, apesar de confortáveis, não são as favoritas do consumidor no que diz respeito à estética visual. Contudo, embora o GO FlyEase ofereça funcionalidade semelhante — a capacidade de deslizar facilmente os pés para dentro e para fora do tênis sem o uso das mãos –, visualmente falando ele se parece com um par normal de tênis de corrida.

Imagem: Nike

Ao contrário dos Crocs, que usam uma tira de tornozelo opcional, a Nike projetou o GO FlyEase com um mecanismo de dobradiça que permite que a palmilha se separe um pouco antes da parte do calcanhar, criando uma abertura maior para deslizar um pé para dentro e para fora. A parte separada do calcanhar é mantida no lugar com uma faixa tensora elástica que também mantém o sapato firmemente fechado enquanto está sendo usado. É como se fosse um mecanismo de clique maleável.

Para torná-los mais fáceis de remover sem o uso das mãos, o GO FlyEase conta com uma protuberância no calcanhar que pode ser pisada com segurança usando o outro pé para manter o tênis no lugar enquanto o mecanismo de dobradiça do sapato é aberto. A Nike quer mesmo que você não se dê ao “trabalho” de encostar suas mãos no produto — algo muito bem-vindo em tempos de pandemia de Covid-19, já que nossas mãos são os maiores vetores de contaminação do novo coronavírus.

O novo tênis da Nike será disponibilizado para um grupo selecionado de consumidores no dia 15 de fevereiro, e para lojas de todo o mundo no final de 2021. O preço estimado é de US$ 120 (R$ 650 na conversão atual, sem impostos).