Número de calçado não é uma medida tão exata e precisa quanto parece. Você cola numa loja da Nike e veste um número específico, enquanto seu Adidas tem outro tamanho e o All-Star é completamente diferente. Às vezes, a numeração muda até para diferentes linhas de uma mesma marca. A Nike diz que uma pesquisa da indústria mostrou que 60% das pessoas vestem o tamanho errado e, por isso, irão usar a realidade aumentada para resolver o problema.

A empresa anunciou nesta quinta-feira (9) o Nike Fit, um recurso que usa visão computacional, dados científicos, inteligência artificial e algoritmos de recomendação para escanear o seu pé e dizer qual é o número certo para você.

É tanto termo da moda que parece complicado, mas o relato de quem já testou a função mostra que o processo é bem intuitivo.

Quando o recurso estiver disponível para todos, bastará abrir o aplicativo da Nike e ir até a página de um produto para acessá-lo. Ao lado do menu de escolha do tamanho dos tênis, está opção de escanear a medida. A câmera é ativada e então você precisará ir para perto de alguma parede, apontar o smartphone para o seu pé e seguir as instruções para realizar o processo. A promessa é de que todo o procedimento leve menos de um minuto.

Depois que as medidas foram completadas, o aplicativo exibe o tamanho apropriado e explica o porquê, mostrando mensagem como “80% das pessoas com pés similares ao seu compraram esse tamanho” ou “a forma desse calçado é ligeiramente menor”.

Telas do app da Nike mostram tamanho ideal dos tênis de acordo com medição via AR

Para dar essas dicas, o aplicativo conta com um algoritmo com machine learning e um um banco de dados com informações sobre os volumes de cada modelo de tênis e de cada tamanho, além de dados como materiais, cadarços, costura, entre outros. Isso significa que a recomendação de tamanho é específica para cada modelo.

A medição do pé só precisa ser feita uma vez. Depois disso, os dados são combinados para cada tênis da loja e você vê apenas as recomendações.

A solução facilita bastante compras online, mas a experiência pode ajudar no mundo offline também: vendedores saberão o tamanho ideal ao escanear um QR Code a partir do app da Nike.

A funcionalidade também tem potencial de ajudar pais de crianças pequenas – e seria bem bacana se o seu perfil pudesse ser compartilhado, evitando que alguém compre um tênis no tamanho errado e te dê de presente.

O Nike Fit estará disponível no app da empresa a partir de julho, somente nos Estados Unidos. A Nike disse ter planos para levar a funcionalidade para a Europa ainda neste ano.