Você já sonhou em ter os tênis Nike Powerlace de Marty McFly, do filme De Volta para o Futuro II? Bem, se tudo correr conforme o planejado, você pode ter sua chance: a Nike parece ter planos de lançar uma versão dos tênis MAG ainda este ano.

>>> Seis visões de 2015 imaginadas por filmes

De acordo com o blog Nice Kicks, Tinker Hatfield – vice-presidente de design na Nike – confirmou em uma conferência que a empresa está trabalhando nos tênis futuristas que se amarram sozinhos. Há um ano, Hatfield prometeu lançá-los em 2015; ele repetiu a promessa esta semana.

Em 2011, a Nike lançou o lendário tênis de Marty McFly: foram apenas 1.500 pares, todos vendidos através de um leilão no eBay. Eles custavam, em média, US$ 6.000 o par. No entanto, o tênis AIR MAG não tinha cadarços que se amarravam sozinhos – é o que Hatfield promete desta vez.

Nike Air Mag
Nike AIR MAG, lançado em 2011 sem “power laces” que se amarram sozinhos

Como estes “Power Laces” vão virar realidade? Ainda não sabemos. Colocar uma bateria e um motor em um par de tênis é um desafio de design – e pode custar caro.

Mas a Nike não é a única tentando fazer isso. Em 2010, Blake Bevin ensinou no Instructables como fazer um tênis que se amarra sozinho. Apesar do motor exposto na parte de trás, o projeto chamou bastante a atenção.

Por isso, Bevin criou um protótipo que embute o dispositivo na sola do tênis; você o ativa pressionando a área do calcanhar:

Bevin conseguiu arrecadar US$ 25.000 no Kickstarter em 2010 mas, um ano depois, o projeto não havia se concretizado.

Agora, em 2015, a Power Laces, LLC postou em sua página do Facebook que o projeto ainda não morreu: “nosso modelo de lançamento será um sistema intercambiável que você pode usar em uma grande variedade de calçados”. É esperar para ver.

Aos poucos, a visão do ano 2015 em De Volta Para o Futuro II vai se concretizando. Nós já temos algo semelhante a um hoverboard; agora só faltam os carros voadores. [Nice Kicks via Mashable]

Imagem: Nike via Nice Kicks