Se você é um dos usuários de Nintendo Switch que tem o problema de “drift” do Joy-Con – em que o analógico fica se movimentando sozinho –, saiba que é possível resolver o problema com um pequeno pedaço de papel.

Já se passaram quatro anos desde que o Switch foi lançado nos exterior; no Brasil, o Switch só chegou oficialmente no ano passado. E até mesmo unidades compradas no ano passado apresentaram o problema com o Joy-Con. É incerto o motivo de a Nintendo não identificar a fonte do problema. Porém, eles não consertam permanentemente o hardware, e muitos dos que enviaram Joy-Cons para a assistência técnica para conserto relatam o problema voltando meses depois. Agora, a empresa enfrenta processos judiciais coletivos em todo o mundo.

Existem várias teorias sobre o motivo do desvio do controle, mas a mais comum é que poeira e sujeira podem entrar no mecanismo do joystick. Abrir o Joy-Cons e limpar esses contatos corrige o desvio. Eles geralmente são soluções temporárias e, na maioria das vezes, o desvio do Joy-Con retorna.

Isso é o que Victorstk, do canal do YouTube VK’s Channel, descobriu. Ele decidiu ir mais a fundo, assistindo a vídeos intermináveis de reparos e limpezas do Joy-Con, mas também vídeos dos joysticks usados em outros dispositivos, como o PSP e o PS Vita — neste caso, sendo arrumados. Eles finalmente determinaram um segundo problema responsável pela deriva do Joy-Con: ao longo do tempo, as braçadeiras de metal que prendem todos os componentes do joystick juntos se afrouxam, criando uma lacuna entre os contatos de metal acima mencionados, reduzindo o contato e deixando irregular.

Ao simplesmente apertar o meio do Joy-Con, que aplicava pressão e comprimia os componentes do joystick, garantindo o contato sólido novamente entre as partes internas, o problema de deriva milagrosamente desapareceu. Como uma solução mais permanente, Victorstk simplesmente inseriu um pedaço de papel dentro do controle. O papel comprime todos os componentes do joystick novamente. Dois meses depois, um Joy-Con que exibia problemas de drift funcionou perfeitamente, diz Victorstk.

Papel inserido no Joy-Con
Gif: YouTube – VK’s Channel

Esta é uma solução que funcionará para todos? É difícil dizer. Se um acúmulo consistente de poeira e sujeira nos contatos dentro do Joy-Con for a causa do problema, nenhuma quantidade de pressão adicional irá manter as partículas fora. Mas parece que Victorstk está no caminho certo. E se mais usuários do Switch descobrirem que este truque simples resolve os problemas do Joy-Con, então podemos finalmente ter uma solução permanente que poderia ser trivial para a Nintendo implementar em hardware futuro.

Vale ressaltar que a Nintendo oferece assistência técnica no Brasil, mesmo para consoles comprados no exterior. No caso do drift, a assistência autorizada pede o envio dos joysticks e o Joy-Con com problema volta consertado ou substituído.