Cultura

No Brasil, Jodie Foster exalta presença feminina em “True Detective”, 4ª temporada

Durante a CCXP 2023, a atriz aproveitou para falar sobre a quarta temporada de “True Dectetive”, série do HBO Max
Jodie Foster e Kali Reis - HBO Max Brasil/Reprodução

As atrizes Jodie Foster e Kali Reis estão no Brasil para a CCXP 2023, e aproveitaram para falar sobre a quarta temporada de “True Dectetive”, série do HBO Max.

whatsapp invite banner

As duas vivem as personagens Liz Danvers e Evangeline Navarro, protagonistas da trama.

Vencedora de dois Oscar de Melhor Atriz, Jodie comemorou que a produção tem direção, produção e roteiro de Issa López e as duas protagonistas mulheres.

“Cresci pensando que não podia ser diretora porque não via nenhuma mulher e a minha mãe acabou falando que eu tinha que escrever, que nunca me deixariam ser diretora se não escrevesse. E as mulheres que apareceram, as poucas que apareceram, ajudaram outras mulheres a surgirem e agora penso que os filmes mais brilhantes do ano são todos realizados por mulheres.”

Jodie Foster

Em “True Dectetive: Terra Sonâmbula”, ela e Kali têm que desvendar o sumiço dos trabalhadores da Estação de Pesquisa Tsalal Arctic, no Alasca. Mas tanto Liz Danvers como Evangeline Navarro têm seus problemas — incluindo entre as próprias personagens.

“A parte mais interessante de fazer a série foi apoiar a nossa voz numa nova voz, que é a da personagem da Kali, a Navarro. Quando começamos falar sobre a série com a Issa, fizemos uma espécie de engenharia inversa da Liz Danvers e pensamos: “OK, o que é que a Navarro vai fazer, vamos fazer com que a Liz faça o oposto.” 

Jodie Foster

Mas o atrito fica apenas em cena. Kali Reis agradeceu por trabalhar com Jodie e com a diretora Issa López na quarta temporada de “True Dectetive”. Este é o terceiro projeto de Kali, que fez “Infiltrada: Golpe de Vingança”.

“Foi uma experiência fantástica. E qual a melhor forma de nessa indústria fantástica do que ter essas mulheres incríveis liderando o caminho e aprendendo com elas?”

Kali Reis

A showrunner Issa López também destacou o protagonismo feminino nos cinemas e nas séries, como na produção do HBO Max.

“Tenho que dizer que estamos vendo isso em Hollywood, estamos vendo isso na América Latina. Os melhores filmes que o México está fazendo e muitos dos latino-americanos são, até agora, dirigidos por mulheres.” 

Issa López

O que esperar da quarta temporada de “True Dectetive”?

Segundo Foster, não há ambiente melhor para descobrir a essência da série do que ver a detetive Liz Denvers lidando com dilemas enquanto resolve um caso grandioso. Mesmo com sua personagem sendo “honesta”, “idiota” e, muitas vezes, “bastante inconsciente das suas próprias motivações”.

“O objetivo é a razão pela qual se encontra o assassino. É que se mergulha nos amores, nas perdas, na beleza e nas desilusões dessas personagens. É através dessa compreensão do seu mundo que elas chegam a uma compreensão de si mesmas. E eu acho que não tinha ficado tão animada com algumas coisas como estou com ‘True Dectetive’. Houve tantas verdades descobertas através do processo de compreensão desta obra e foi uma das experiências mais ricas da minha vida.”

Jodie Foster

Para Kali Reis, a má relação entre as duas detetives e a comunidade local permite um enredo mais interessante do que apenas o sumiço da estação.

“Temos duas personagens muito profundas, com as suas próprias vidas, que têm de colocar elas de lado para resolver este crime. Mas não podem deixar de estarem na vida uma da outra, para terem esse equilíbrio, essa visão, esses objetivos comuns.”

Kali Reis

Frio, tempestade e até perna congelada

Como se passa no Alasca, a quarta temporada foi gravada na região. E, óbvio, sob muito frio.

Jodie Foster contou que Kali Reis, por ter mais cenas externas, chegou a ter parte da perna congelada.

“Teve alguns dias em que estava ventando e frio. Tivemos de sair todos à meia-noite porque chegaria uma tempestade. Por alguma razão eu tive sorte, houve uns oito ou 10 dias em que fiquei doente e perdi a voz e esses foram os piores dias do filme, por isso consegui escapar.” 

Jodie Foster

Apesar do frio extremo, ela também agradeceu por gravar com Issa López e Kali Reis.

“Adorei trabalhar com a Isa, a minha diretora favorita de sempre, o que é uma espécie de e sabem, só de estar com a Kali desde o segundo em que a conheci”, disse Jodie Foster.

Pedro Ezequiel

Pedro Ezequiel

Pedro Ezequiel é jornalista pela ECA - USP. Passou pela Rádio USP, Jornal da USP, UOL e DOC Films. Não dispensa café e podcast. É fã de "Moleque Atrevido" do Jorge Aragão.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas