No Dia Mundial do Emoji, confira os mais bizarros usados pelo mundo
Hoje, 17 de julho, é o Dia Mundial do Emoji, as carinhas e ícones que expressam exatamente a emoção daquele momento em que escrevemos. Nesta semana, para comemorar a data, saiu uma grande pesquisa da plataforma Crossworld-Solver com os emojis mais populares no mundo todo.
A carinha “chorando de rir” ficou em primeiro lugar (ganhou em 75 países). Mas o mais interessante desse levantamento são as curiosidades encontradas em alguns países, que saem do protocolo padrão da tendência mundial.
Vamos a essas curiosidades. Cada cultura tem sua forma de incorporar a linguagem. Na Arábia Saudita, por exemplo, o que é comum no mundo pode ser até crime lá. A cultura também é importante neste campo, nos Estados Unidos o jogo de palavras Wordle imprimiu aos emojis sua marca. Confira:
- No Kuwait, o 📍é o campeão;
- No Japão, o mais usado é o ✨;
- Nos EUA, o 🟩 ficou em 2º lugar por causa do Wordle;
- Na China, o 👏 significa “transar”;
- Na Grécia, o 👍 é xingamento;
- Na Arábia Saudita, enviar um ❤️ (coração vermelho) é considerado um “crime de assédio” e pode render US$ 26 mil ou até prisão de dois anos. No lugar, os sauditas mandam o 🤍(coração branco).
Nesta pesquisa, o Crossword-Solver usou a API do Twitter para recuperar 9 milhões de tuítes com o geotag, metadados de identificação geográfica em várias mídias.
O Dia Mundial do Emoji é comemorado em 17 de julho por causa da Apple porque o ícone de calendário usado pela empresa, foi desenhado aleatoriamente usando o dia 17 de julho. Como o emoji é um desenho, pegaram a data e convencionaram para homenagear as carinhas comunicativas.
Como surgiu o emoji
A origem é japonesa. Foi inventado por Shigetaka Kurita, que buscava uma comunicação mais humana quando a empresa de telefonia celular NTT DoCoMo desenvolvia o I-mode, uma espécie de pacote de informações para celular.
Sem apoio das grandes empresas de tecnologia –como a Panasonic e a Sharp– Kurita, que não era designer, reuniu uma pequena equipe e, com a limitação de 12 x 12 pixels, inventou então os primeiros 176 emojis que se tem notícia.