_Facebook

No Facebook, 83 milhões de usuários são fakes

Lembra os tempos do Orkut, quando era muito fácil criar uma conta fake? Tinha até revista adolescente dizendo que era legal! Aí migramos para o Facebook, onde criar perfis falsos é mais difícil. Mas, pelo visto, nem tanto: segundo o Facebook, 83 milhões de usuários são fakes, ou 8,7% do total. Depois que entrou na […]

Lembra os tempos do Orkut, quando era muito fácil criar uma conta fake? Tinha até revista adolescente dizendo que era legal! Aí migramos para o Facebook, onde criar perfis falsos é mais difícil. Mas, pelo visto, nem tanto: segundo o Facebook, 83 milhões de usuários são fakes, ou 8,7% do total.

Depois que entrou na bolsa de valores, o Facebook precisa revelar vários dados internos. Por exemplo, o total de usuários: são 955 milhões de contas ativas, que logaram no Facebook pelo menos uma vez no mês. (No Brasil, são 54 milhões, aumento de 146% em um ano.)

Mas desse quase bilhão de usuários, nem todo mundo é real. O Facebook diz que 4,8% das contas são “duplicadas”, são o segundo perfil de uma mesma pessoa. Por que isso? Perfil lotado, por exemplo: o limite máximo de amigos é 5.000, mas para alguns isso não é o bastante.

E ainda temos as contas “falsas”, divididas em duas categorias: perfis que deveriam ser páginas (como empresas, animais e outros); e perfis indesejados. Os perfis incorretos são 2,4% do total. Os perfis indesejados, feitos para spam e outros fins que violam os termos do Facebook, são 1,5%.

Somando as três categorias, temos 83 milhões de usuários. É muito para uma rede que pretende ser nossa identidade na rede. Mas imagina como era no Orkut? O Google nunca revelou quantos fakes havia em sua rede social, mas eram muitos – e alguns até viraram motivo de disputa judicial no Brasil. Espero que o Facebook não siga pelo mesmo rumo. [SEC.gov via CNET]

Foto por Ahmad Faizal Yahya/Shutterstock

Sair da versão mobile