Durante evento de mobilidade na China, o pessoal da Nokia revelou grandiosos planos para o Symbian em 2011, além de dar dicas sobre os passos que o hardware da empresa irá seguir. Segundo os finlandeses, serão quatro ou cinco atualizações no Symbian no próximo ano, além de aparelhos com processador de 1GHz e uma promessa de aparelhos com dual core em 2012.

O novo sistema de atualizações do Symbian já era previsto pela própria Nokia. A ideia é deixar de lado as grandes atualizações com enorme espaço de tempo e apostar em modificações mais frequentes, corrigindo pequenos detalhes e melhorando a interface – tática que tem funcionado com o Android. A primeira atualização, planejada para o início de 2011, terá cerca de 50 modificações, incluindo novidades no navegador (HTML5!) e na interface do usuário, além de aumentar a flexibilidade das telas iniciais do sistema. A promessa é que nos próximos 12 a 15 meses saiam até 5 atualizações do sistema.

Se as atualizações são bem-vindas para todos, a parte do hardware parece que andará de forma mais lenta na Finlândia. No mesmo evento, os slides prometiam aparelhos com processador de 1GHz no terceiro ou quarto semestre. Hoje, o mercado já está inundado de aparelhos com esse clock de processador, e tudo indica que quando a Nokia chegar à casa dos gigahertz, os concorrentes já estarão no mundo dos processadores dual core.

Falando em dual core, ele foi citado como o passo seguinte ao processador de 1GHz, mas apenas no plano bem futuro, talvez para o último trimestre do ano que vem, mas mais provável para o primeiro trimestre de 2012. No mesmo pacote de modificações futuras, a Nokia citou algo chamado de “câmera com zoom de verdade”. Apesar de um certo atraso para tomar medidas importantes para manter o reinado do Symbian, que perdeu 8% de market share em um ano, é bom saber que a Nokia decididamente abriu os olhos para o cenário atual. [Computerworld via Engadget]