Um dos diferenciais do Windows Phone eram os mapas offline da Nokia, mas agora que a empresa não está mais envolvida com smartphones, ela pode oferecer seus mapas para um concorrente direto: o Android. E foi isso mesmo que ela fez.

A Nokia anunciou hoje que fez parceria com a Samsung para oferecer seus mapas em um app para Android. Inicialmente, ele estará disponível em beta apenas para dispositivos Galaxy, mas talvez chegue a outros smartphones no futuro.

O Google Maps oferece o recurso de salvar mapas offline, mas isso não funciona em alguns lugares – como no Brasil. Por isso, o Here Maps é tão conveniente por aqui, em vez de depender do 3G para obter direções ou apenas dar zoom no mapa.

Na verdade, qualquer usuário do Android já tem acesso ao Here Maps, porque ele está disponível como webapp: basta acessar m.here.com no seu navegador. Ele permite fazer buscas, receber direções, ver condições de trânsito e até mesmo… salvar mapas offline! Este recurso existe há anos, na verdade, mas não funciona tão bem quanto em um app nativo.

here maps android

Há tempos, o Here Maps ensaia uma aproximação ao Android. Em 2012, a Nokia lançou um app de mapas para o iOS, mas o Android recebeu apenas um SDK para desenvolvedores que buscassem uma alternativa ao Google Maps.

Também em 2012, a empresa levou seus mapas a dispositivos da Amazon que rodam um fork do Android. E este ano, dispositivos Nokia X – que rodam outro fork do Android – também ganharam mapas Here offline.

O Here Maps já é usado em celulares com Firefox OS, e também estará presente no Tizen, sistema open-source apoiado pela Samsung. Por isso, smartphones Galaxy poderão parear com o novo Gear S (que roda Tizen) e sincronizar rotas com o relógio de pulso inteligente.

Os mapas da Nokia estão presentes em inúmeras plataformas, mas só desistiram de uma: o iOS. A finlandesa removeu o Here Maps da App Store em dezembro, dizendo que “alterações recentes no iOS 7 prejudicam a experiência do usuário”. Ele continua a existir apenas na forma de webapp.

O app Here Maps para Android será lançado a partir de outubro, quando o Samsung Gear S chegar às lojas. [Here Blog via The Next Web]