Enquanto a Nokia não migra de vez para o Windows Phone 7 — algo que só deve acontecer em 2012 — os finlandeses ainda pretendem fazer alguns ajustes no Symbian, que apesar de fadado ao esquecimento, ainda é um dos maiores detentores de market share do mundo e é o grande foco da Nokia Brasil. Tudo indica que a mudança será grande e terá pitacos de influência de vários concorrentes.

Segundo alguns slides utilizados por Marc Driessen, gerente de produtos da Nokia para os países do Benelux, toda a interface de usuário do Symbian será redesenhada. Uma barra de status no topo que pode ser aberta para exibir informações, redesenho dos ícones e uma barra de navegação mais simples, com quatro botões, estão entre as mudanças. A imagem acima, que pode ter sido meramente ilustrativa, dá uma ideia de como o sistema será — e acaba, no fim das contas, lembrando muito o Android.

A atualização já era esperada há tempos, com o nome de Symbian^4, mas como a Nokia eliminou os chapéus e os números, ela pode não ter um nome específico. A expectativa é que a atualização aconteça no segundo semestre, de setembro em diante. Antes, uma atualização menor deve ser liberada para os usuários do N8 e do E7 — todos torcem para que detalhes como o teclado virtual em QWERTY na posição retrato, melhorias no navegador e adição de tela dividida para escrita estejam no pacote. Por enquanto, a Nokia não confirma as atualizações. Ficamos no aguardo. [Engadget]