Tecnologia

Nova antena Starlink Mini é homologada pela Anatel

Antena compacta pode resistir a temperaturas entre -30 °C e 50 °C; saiba mais detalhes

A antena Starlink Mini foi homologada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e já pode ser comercializada em território brasileiro. O aparelho é mais compacto e leve, se comparado às antenas tradicionais  oferecidas pela empresa. E isso facilita significativamente seu transporte e instalação.

O modelo UTA-231 tem as dimensões de um notebook convencional — 30 cm x 25 cm x 3,8 cm — e pesa apenas 900 gramas. Além disso, o equipamento tem compatibilidade com o padrão Wi-Fi 5 (802.11ac) e tecnologia 3×3 MIMO, que garante melhores taxas de transmissão de dados sem fio.

É importante destacar também que a antena é projetada para uso externo e é capaz de suportar condições climáticas adversas. De acordo com as informações dispostas no manual do produto, ele pode resistir a temperaturas entre -30 °C e 50 °C e umidade relativa de até 90%.

As Starlink Mini serão enviados de fábricas americanas localizadas nos estados do Texas e Califórnia. Até o momento, não há informações sobre quando as UTA-231 estarão disponíveis no Brasil. Mas a homologação na Anatel é um indicativo de que isso não deve demorar.

Vazamento mostra design do iPhone 17 Air, o ultrafino da Apple

Nova temporada de “Black Mirror” vai explorar deepfake e IA; especialistas repercutem

Starlink é autorizada a lançar mais 7.500 satélites sobre o Brasil

A Anatel também autorizou a companhia chefiada por Elon Musk a ampliar sua constelação com mais 7.500 satélites. A solicitação havia sido realizada no fim de 2023, mas passou por um longo período de análise de técnicos da Agência antes de ser devidamente atendida.

Atualmente, com 4.408 satélites de baixa órbita sobre o Brasil, a empresa domina o segmento no país. Nos últimos meses, o governo firmou acordos que possibilitaram a entrada de novas organizações provedoras de internet via satélite no mercado local, o que ameaça o domínio da companhia de Musk.

A Starlink oferece internet via satélite como uma alternativa aos serviços usuais. Assim, a empresa ainda defende que sua tecnologia é útil para garantir conexão de alta qualidade para habitantes de regiões remotas do planeta. Ou de áreas atingidas por desastres naturais.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas