Nova atualização do Google Drive permite bloquear usuários indesejados
Em uma nova atualização do Google Workspace publicada nesta semana, o Google reconheceu que, embora o Google Drive tenha como objetivo permitir que as pessoas armazenem, compartilhem e colaborem remotamente, os recursos de compartilhamento podem ser usados por malfeitores. É exatamente por isso que a empresa decidiu criar uma maneira para bloquear outros usuários, mesmo se você já tiver dado acesso da pasta ou dos arquivos a outros usuários.
“O bloqueio de usuários não servirá apenas para preservar a utilidade do compartilhamento do Drive, mas também preservará a segurança dos usuários do Drive”, escreveu o Google em uma postagem no blog oficial da companhia. Além disso, o Google disse que o ato de bloquear um usuário no Drive também impedirá que ele interaja com você em outros aplicativos e serviços.
O novo recurso de bloqueio permitirá aos usuários impedir que outros compartilhem qualquer conteúdo com eles futuramente, coisa que o Google diz poder ser útil caso outro usuário “tenha um histórico de envio de spam ou conteúdo abusivo”. Ele também permitirá que os indivíduos removam todos os arquivos e pastas existentes em seu Drive compartilhados pelo usuário ofensor, fazendo com que eles se livrem do conteúdo de uma só vez.
Por último, conforme mencionado acima, o recurso permitirá que os usuários revoguem o acesso de outra pessoa ao seu conteúdo.
Para bloquear alguém, abra o Drive e clique com o botão direito em um arquivo, que exibe o menu de opções. Nesse menu, clique em Bloquear (usuário) e em Bloquear na janela. Caso mude de ideia, você também pode desbloquear alguém quando quiser.
O Google disse que começou a implementação gradual do recurso, que estará disponível para todos os usuários do Google Workplace, G Suite Basic, clientes empresariais e usuários com contas pessoais do Google desde a última quinta-feira (22).