Nova atualização do Nest levanta dúvida: será o fim do “Ok, Google”?

Dispositivo do Google já conta com recurso que dispensa a frase de ativação para alguns comandos. Será que a moda pega?
Nova atualização do Nest levanta dúvida: será o fim do “Ok, Google”?
Imagem: Google/Reprodução

O Google liberou um novo recurso para os dispositivos Nest Hub Max, que oferece a possibilidade de ativar a assistente inteligente sem a necessidade de dizer o “Ok, Google”.

A novidade, – chamada “Frases Rápidas” – já tinha sido antecipada durante o evento Google I/O, de maio passado. Na ocasião, foi demonstrado que a assistente passaria a executar automaticamente alguns comandos de voz comuns, sem a necessidade da frase de ativação.

Por enquanto, estão liberadas no Nest apenas duas variações de comandos para ativar quatro funções básicas: definir alarmes, perguntar a hora, ligar e desligar luzes ou ativar temporizadores. Nos aparelhos Pixel 6 e 6 Pro também existe um recurso similar. Contudo, ele só vale para um comando: para silenciar chamadas telefônicas.

Porém, o site 9to5Google descobriu entre as linhas de códigos da versão mais recente do aplicativo que o Google estuda liberar a opção de “Frases Rápidas Personalizadas”. Ou seja, o usuário poderá em breve adicionar manualmente as frases que desejar para ativar suas principais rotinas, sem precisar dizer o tradicional “Ok, Google”.

Isso não significa, claro, que o novo recurso será lançado de fato pelo Google. Além disso, deverão existir algumas regras para que a função funcione adequadamente.

“Ok, Google” pode acabar?

Vale lembrar que, no mesmo evento de maio, também foi anunciado que será possível ativar o Google Assistente apenas com o olhar. Na prática, basta olhar diretamente para a câmera do dispositivo e fazer uma pergunta ou dizer um comando de voz.

Além disso, smartphones Android atuais já permitem pular a frase de ativação apenas pressionando e segurando o botão “home”. Tudo isso demonstra que a empresa está investindo em formas alternativas de ativação do “Google Assistente” — o que pode, no mínimo, tornar o “Ok, Google” em algo subutilizado.

Por isso, por mais que o fim da frase de ativação ainda seja considerado um rumor, ele não está muito longe de se tornar uma realidade – o que é uma boa notícia, pois ele pode agilizar a vida do usuário, como bem ressaltou o Google em seu evento.

A má notícia é que o recurso “Frases Rápidas” está disponível de forma muito limitada – nos Estados Unidos e apenas no Nest Hub Max. Além disso, deve demorar um bom tempo para que a novidade seja oferecida de forma universal nos demais dispositivos que rodam o Android.

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor e repórter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas