_Tecnologia

Nova “conta verificada” do Twitter pode expor número do telefone

Novo tipo de conta verificada quer atingir um número maior de usuários no Twitter, mas especialistas alertam sobre privacidade

Nova "conta verificada" do Twitter expõe número do telefone

Imagem: Joshua Hoehne/Unsplash/Reprodução

O Twitter está testando uma nova modalidade de conta verificada, que destaca o número de telefone dos usuários. O método é diferente do selo azul tradicional e visa atingir um número maior de pessoas, mas pode abrir margem para um problema de privacidade, como apontou o site The Verge.

A ideia do Twitter é introduzir o rótulo “número de telefone verificado” abaixo da biografia do perfil, como forma de fortalecer a autenticidade da conta. Isso seria útil, por exemplo, para confirmar que um determinado endereço comercial realmente tem aquela página na rede social.

Ainda que o número não fique exatamente à mostra para todo mundo que visita a página, uma coisa é certa: o Twitter tem tido dificuldade em manter dados privados. E, uma vez que conta com informações tão sigilosas em seu banco de dados, pode ter problemas para mantê-los longe de mãos erradas.

No ano passado, uma vulnerabilidade na plataforma permitiu que hackers descobrissem quais contas estavam associadas a números de telefone e e-mails. O resultado foi uma coleta maciça de informações pessoais. Não demorou muito para que os dados começassem a circular para venda na dark web. 

O Twitter também foi processado pelo FTC (Comissão Federal de Comércio dos EUA) por usar números de telefone e e-mails em publicidade direcionada. A companhia pagou US$ 150 milhões – mais de R$ 775 milhões – em multa depois de chegar a acordo com o Departamento de Justiça norte-americano. 

Uma hipótese para a nova política do Twitter seriam as acusações de Elon Musk de que a rede não consegue combater bots. Segundo o bilionário, que tentou comprar o Twitter no começo do ano, pelo menos 20% dos usuários ativos diários são falsos ou robotizados. A big tech, por sua vez, afirma que a taxa não passa dos 5%.  

Outra (possível) mudança 

Além da conta verificada, o Twitter também estaria testando um contador de visualizações de tuítes. A função seria parecida com as estatísticas já disponibilizadas aos usuários, mas com uma diferença: essas informações tornam-se públicas.  

As métricas devem ficar na parte inferior da caixa de mensagem, à direita dos ícones dos comentários, retuítes e curtidas. 

O Twitter não anunciou oficialmente nenhuma das mudanças, que foram identificadas porque estão no código da rede. Por isso, não há uma data de estreia para as atualizações, nem mesmo confirmação se elas vão mesmo ser incorporadas no futuro.

Sair da versão mobile