Nova frente fria traz tempestades para o Brasil nesta semana
De acordo com previsões do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), uma nova frente fria vai trazer tempestades com chuvas acima de 125 mm para Sul do Brasil esta semana. Ao mesmo tempo, o Nordeste vai enfrentar um período de tempo seco e quente até, pelo menos, a próxima segunda-feira (30). Confira detalhes:
Após um final de semana chuvoso, o Rio Grande do Sul tem previsão de tempestades – mas com baixo risco de enchentes. Segundo o meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller, um cavado meteorológico (região alongada de baixa pressão atmosférica) associado a uma frente fria vão afetar principalmente o oeste, Região da Campanha, o sudeste e o sul do estado até a sexta-feira (27). Alguns pontos, aliás, podem registrar volumes que ultrapassam os 300 mm de chuva, com potencial para granizo.
Enquanto isso, o sul de Santa Catarina verá apenas pancadas de chuva isoladas até este sábado (28). Porém, assim como o Paraná, o estado pode ter alguns temporais a partir de quarta-feira (25).
Calor predomina no Nordeste; como fica o restante do país?
Ao mesmo tempo, a nebulosidade deve aumentar no Nordeste, trazendo pancadas de chuva isoladas. Isso sobretudo no nordeste e no sul da região, embora predomine o tempo seco e o calor. O mesmo vale para o Centro-Oeste, onde o estado do Mato Grosso do Sul será o único a apresentar pancadas de chuva.
Já na Região Norte, áreas de instabilidade associadas ao calor e alta umidade nesta semana vão provocar pancadas de chuva acima de 60 mm no noroeste do Amazonas, leste do Acre e sul de Roraima. Há possibilidade de chuvas isoladas no Pará.
Por fim, no Sudeste, a previsão é de chuva em áreas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro entre sexta (27) e sábado devido ao avanço de um sistema frontal em direção ao oceano. Contudo, nas demais áreas, o tempo tende a continuar quente e seco.