Um grupo de pesquisadores desenvolveu um método de detecção de Covid com alta precisão utilizando inteligência artificial. O sistema, cujos resultados foram publicados recentemente na Nature Scientific Reports, é capaz de realizar o diagnóstico da doença com base em radiografias do tórax de pessoas contaminadas.
A doença tem sintomas como febre, tosse e dor de garganta, que também estão associadas também à gripe comum, e outros, como falta de ar, a pneumonia, por exemplo, por este motivo demandam um diagnóstico mais específico.
De acordo com o professor Amir Gandomi, do Instituto de Ciência de Dados da Universidade de Tecnologia de Sydney, existia a necessidade de uma maneira alternativa que possibilitasse a detecção da Covid de forma automatizada em razão de seu grande impacto na humanidade nos últimos anos.
O “Custom-CNN”, como vem sendo chamado, é capaz de diagnosticar pacientes portadores do vírus muito mais rápido do que em métodos tradicionais, com a utilização de biomarcadores. Ele pode ser uma alternativa viável e eficiente, principalmente, em países com surtos da doença e escassez de testes laboratoriais.
“Se um teste PCR ou um teste rápido de antigénio apresentar um resultado negativo ou inconclusivo, devido à baixa sensibilidade, os pacientes podem necessitar de exames adicionais através de imagens radiológicas para confirmar ou descartar a presença do vírus. Nesta situação, o novo sistema de IA pode ser útil”, afirmou o professor Gandomi.
Os resultados da rígida avaliação de desempenho do modelo Custom-CNN foram considerados bastante satisfatórios. O modelo de inteligência artificial atingiu uma precisão de 98%. O diagnóstico rápido e preciso da Covid-19 permite que os pacientes recebam o tratamento adequado para a doença já nos estágios iniciais do doença, o que pode ser decisivo, principalmente, para integrantes de grupos de risco.