_Tecnologia

Nova máquina promete matar baratas com inteligência artificial e laser; confira

A máquina não é recomendada para uso doméstico, já que pode causar danos irreversíveis aos olhos

baratas

Imagem: Unsplash

Cientistas da Universidade Heriot-Watt em Edimburgo, na Escócia, desenvolveram um aparelho para eliminar baratas sem necessidade de produtos tóxicos, como inseticidas, por exemplo. De acordo com o estudo publicado na revista “Oriental Insects”, a máquina utiliza um raio laser e tecnologia de inteligência artificial para matar os insetos.

A máquina pode identificar o inseto com precisão a uma distância de até 1,2 metro, utiliza duas câmeras para detectá-lo e envia o sinal para um computador para processá-lo. Depois disso, o mecanismo dispara um laser que, se na potência correta, é capaz de neutralizar o inseto. 

O equipamento não é exclusivo para matar baratas. Ele pode ser ajustado para identificar outros insetos, assim como a potência do laser pode ser regulada de acordo com o objetivo de quem opera a máquina.

Confira o vídeo publicado no canal de Ildar Rakhmatulin, um dos pesquisadores envolvidos no projeto, mostrando o funcionamento da máquina abaixo:

Os pesquisadores descobriram que as baratas podem ter o comportamento alterado quando atingidas com o laser em baixa intensidade. Durante os testes, os pesquisadores notaram que após disparar o raio luminoso, os insetos mudavam a direção para onde estavam indo. Para que o laser seja letal é preciso aumentar consideravelmente sua potência.

Embora as pessoas que tenham fobia de baratas possam ficar animadas com a tecnologia, os cientistas não recomendam o uso doméstico do aparelho por riscos de danos graves aos olhos e até cegueira completa. Mas a ideia é produzir o equipamento em larga escala para profissionais especialistas em controle de pragas.

Sair da versão mobile