A Apple recebeu uma nova patente de design, que cobre o formato de cunha do MacBook Air. Só que a patente parece tão ampla que pode cobrir muitos ultrabooks que existem hoje.

O design é definido pelas linhas sólidas nas imagens da patente; as linhas pontilhadas não fazem parte do design protegido. Mas há tão poucas linhas sólidas que a patente parece ampla demais – e inúmeros laptops recentes poderiam ser englobados por ela. O The Verge cita como exemplos o Asus Zenbook e o HP Envy Spectre XT: vistos de lado, eles têm a forma de cunha presente nesta patente de design.

A própria patente cita, na seção “Outras Publicações”, dois laptops com o formato de cunha que surgiram antes do MacBook Air: o Sony Vaio X505 (de 2005) e o italiano Olidata Altro (de 2009). Aparentemente, o USPTO considera válida esta patente mesmo que haja laptops anteriores com o formato de cunha.

A Apple é conhecida por suas disputas judiciais de patente, mas talvez com Tim Cook no comando, a empresa possa mudar de atitude. Senão, veremos mais outra guerra de patentes, agora em ultrabooks. [Patente (PDF) via The Verge]