_Streaming

Nova série da Netflix é baseada na disputa judicial contra o Google Earth

Drama alemão mostra lado pouco conhecido da ferramenta mais conhecida da atualidade

Batalha Bilionária: O Caso Google Earth

Imagem: Netflix

A Netflix lançou neste mês a Batalha Bilionária: O Caso Google Earth. Uma minissérie de ficção baseada na história real de uma briga jurídica envolvendo a gigante da tecnologia por violar uma das patentes mais importantes da atualidade.

A história se passa no começo da década de 1990 e mostra um mundo onde a internet era um campo pioneiro e para poucos. Os protagonistas são um artista e um programador que criaram  juntos na Alemanha o projeto TerraVision, algoritmo para ajudar na localização e mapeamento digital.

Parece uma ideia sci-fi “batida” atualmente pela presença do mapa do mundo na palma da mão, com os serviços de GPS e de geolocalização como o Google Earth, o Apple Maps entre outros. Entretanto, a série propõe um outro olhar para o Google Earth pela acusação que a dupla do TerraVision fez contra a empresa norte-americana: usar o código-fonte do projeto deles durante uma viagem ao Vale do Silício.

A trama é dividida entre duas linhas temporais, a primeira apresenta a criação da empresa ART+COM e o desenvolvimento do TerraVision pelo idealizadores em 1994. Já a segunda traz os detalhes do processo judicial contra o Google em 2005, o julgamento e os problemas legais durante o tempo que o processo durou.

Batalha Bilionária tem a direção de Robert Thalheim e o roteiro de Oliver Ziegenbalg, que criaram uma ficção baseada em acontecimentos reais. Ao situar o começo dos avanços da tecnologia e relatar a disputa, o diretor explica que queria expor “como o equilíbrio de poder mudou, e os próprios pioneiros da internet foram atropelados por esse desenvolvimento. Queríamos mostrar como tudo começou e contar a história de quem nunca esteve no centro das atenções”.

A produção utilizou entrevistas com envolvidos nos eventos, assim como documentos processuais –nesse ponto, o roteiro reproduz as declarações reais dadas no tribunal para evitar entrar em conflito com a Google.

Alguns elementos não foram tratados de forma fidedigna como a adição de alguns personagens, mas a plataforma também disponibilizou um making of para quem quiser se aprofundar no caso.

Batalha Bilionária: O Caso Google Earth está em sua primeira temporada e dividida em quatro episódios na Netflix.

[DW]

Sair da versão mobile