Tecnologia

Nova Siri: Apple desenvolve modelo de IA para competir com ChatGPT

Porém, nova versão da assistente virtual deve chegar apenas em 2026
Imagem: Unsplash/Reprodução

A Apple está se preparando para realizar uma grande reformulação na assistente virtual Siri, tornando-a mais parecida com um chatbot conversacional, como o ChatGPT, da OpenAI, por exemplo. Conhecida como “LLM Siri”, a nova versão deve proporcionar interações mais naturais e contextualmente relevantes.

As informações são do já conhecido Mark Gurman, setorista de tecnologia da Bloomberg. Ele também afirma que a assistente da big tech terá melhor capacidade para lidar com tarefas e requisições mais complexas. De acordo com Gurman, o objetivo da empresa é eliminar a dependência do chatbot da OpenAI.

Há possibilidade de a empresa comunicar suas intenções oficialmente no ano que vem. Porém, a maçã pretende substituir o software por trás da Siri pela versão aprimorada com IA generativa apenas no fim do primeiro semestre de 2026.

A empresa lançou as ferramentas alimentadas por inteligência artificial apenas no mês passado, com a chegada do iOS 18.1. Por enquanto, a empresa ainda está trabalhando nos ajustes finais de alguns recursos e, por este motivo, está liberando as funcionalidades gradativamente.

Recentemente, a empresa liberou a versão beta do iOS 18.2 que, por enquanto, pode ser acessada apenas por um grupo bastante restrito de pessoas. Aliás, entre as principais novidades que chegam na nova versão está a aguardada integração com o ChatGPT.

Acordo entre Apple e OpenAI

A Apple anunciou o acordo com a OpenAI foi anunciado durante o WWDC (Worldwide Developers Conference), a conferência anual para desenvolvedores da empresa.

Na ocasião, a empresa confirmou que a Siri chegaria em uma versão mais “inteligente”, mas ainda necessitaria recorrer ao ChatGPT para responder a requisições e consultas mais complexas, algo que deve mudar completamente em 2026.

Embora tenha apresentado recursos interessantes, o atraso no lançamento das ferramentas pode ter impactado negativamente na demanda pelo novo iPhone 16, cujo principal diferencial, além do novo botão de captura, era justamente o badalado Apple Intelligence.

VEJA TAMBÉM:

ChatGPT inaugura ferramenta de busca rival do Google; como usar

WhatsApp começa a fazer transcrição de mensagens de áudio

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas